Pinhais

Começa mais uma edição dos Jogos Intelectivos e Esportivos de Pinhais

Parceria entre as Secretarias de Educação e de Cultura, Esporte e Lazer reúne alunos da rede municipal de ensino
(Foto: PMP)

Teve início na manhã da última sexta-feira (9), mais uma edição dos Jogos Intelectivos e Esportivos de Pinhais (JIEP). Idealizado pela Prefeitura Municipal, por meio da parceria entre as Secretarias de Educação e de Cultura, Esporte e Lazer a iniciativa reúne alunos das escolas municipais de Pinhais que disputam a competição, onde o foco é a interação e o desenvolvimento do espírito esportivo.

 

No JIEP, as crianças participam de diferentes esportes e atividades: futsal, quadribol, caçada invertida, túnel boliche, mudança de cone, pé de lata, vôlei, corrida do chinelão, tangram gigante, cubo mágico e jogo da velha. A competição é dividida em três etapas. A primeira foi realizada na Escola Municipal Cândido Portinari com os alunos das unidades de ensino: 31 de Maio, Antônio Alceu, Cândido Portinari, Frei Egídio Carloto, João Leal, Marins de Souza Santos e Odile Charlotte Bruinjé. As próximas etapas vão reunir as demais unidades de ensino de Pinhais.

 

Estiveram presentes na abertura, a prefeita Marli Paulino; a vice-prefeita, Rosa Maria; o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Elom Tiago Fagundes; e a secretária de Educação, Andreia Franceschini.

 

Durante seu pronunciamento, o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Elom Tiago Fagundes, frisou a importância do evento que incentiva a atividade física e a prática esportiva favorecendo o desempenho escolar dos alunos. "Sabemos que a prática esportiva beneficia a autoestima, a tomada de decisões e o senso de disciplina em todas as áreas de nossas vidas. Nossa intenção em promover os jogos é motivar a prática esportiva proporcionando saúde física, mental e emocional as nossas crianças, favorecendo a integração social e o trabalho em equipe" afirmou.

 

A grande quantidade de alunos participantes foi destacada pela secretária de Educação, Andreia Franceschini, que também ressaltou os benefícios que a iniciativa proporciona. "Temos nestes jogos aproximadamente mil alunos participando. O esporte traz vários benefícios para a saúde e para o intelecto. Desejo que todos saiam vencedores, porque todos já são. Fizeram treinamentos, atividades, são alunos que se destacaram para representar a escola. Bons jogos à todos. Nos reencontraremos na grande final que acontece no em novembro" falou a secretária.

 

A prefeita Marli Paulino disse que os jogos são uma bela iniciativa que incentiva a atividade esportiva. "O esporte é saúde e faz muito bem. Eu mesma sou corredora. É importante desde cedo começar a praticar alguma atividade, porque isto faz bem e quem pratica, gosta. Desejo que participem desta competição ajudando seus colegas, em espirito de equipe. E digo que nosso município é referência em várias áreas. Nossas equipes são muito comprometidas e faremos um ótimo evento esportivo." afirmou Marli.

 

A segunda etapa do JIEP acontece no mês de setembro na Escola Municipal Professora Thereza Corrêa Machado, nos dias 6 e 23. Já a terceira etapa será realizada na Escola Municipal José Brunetti Gugelmin, no dia 25 de outubro. A grande final do JIEP será disputada no dia 1º de novembro, na Escola Municipal Antônio Andrade, onde receberá os ganhadores de cada uma das etapas e serão premiados os vencedores da competição com medalhas para os alunos e troféus para as unidades de ensino.