Geral

Dia Mundial do Canhoto é festejado nesta terça-feira

Os canhotos eram considerados anticristo e caso se recusassem a escrever com a direita, eles apanhavam na sala de aula
Celso Mendes Vicente em sua marchetaria, com sua serra circular, cuja é feita para destros (Foto: Gabriela Tissi)

Nesta terça-feira, dia 13 de agosto, é comemorado o dia Mundial do Canhoto, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os problemas que elas enfrentam no seu dia a dia. A data surgiu no Reino Unido e apenas 10 % da população é canhota.

Em uma parte da história da humanidade os canhotos foram discriminados por utilizarem a mão esquerda, a teoria que é aceita hoje diz que o preconceito começou há cerca de 350 mil anos entre os povos neandertais europeus, que deram origem ao povo ocidental. Com isso, no Hemisférico Norte, pela orientação da Estrela Polar á noite, o Sol parece se movimentar da direita para a esquerda ao nascer. Logo, a direita ficou conhecida como a mão nascente, a que traz a vida, e a esquerda como poente, a que tira a vida.

Mas também, existe a teorias religiosas cristã, pelo fato da bíblia citar muitas vezes positivamente o lado direito, como por exemplo “e disse Deus: Sentai ao Lado da minha mão direita até que teus inimigos deitem sob teus pés”.

Celso Mendes Vicente, 66 anos, fotolitógrafo e marcheteiro, falou que naquela época os canhotos eram considerados anticristo, ele inclusive sofreu dificuldades no período da escola. " A professora amarrou minha mão com um lenço e amarrou nas minhas costas, na presilha da calça, para eu aprender a escrever com a direita", disse Celso.

Em sua casa, seu pai não via problemas em ele ser canhoto, mas sua mãe devido a religião, sim, " minha mãe até agradecia a professora da escola que a gente amarrasse a mão", completou Celso.

Mas ser canhoto, deu a ele um privilegio durante as brincadeiras, ele era um dos primeiros escolhidos para jogar bola no lado direito, " vivi bastante minha infância, vivia com os dedos esfolados de chutar bola, os dedos cortados do cerol da pipa, uma infância normal", finaliza Celso.

Atualmente, o maior problema que ele encontra está em suas ferramentas, a quais nem todas são para canhotos, "a serra pro canhoto, a guia lateral dela teria que ser para o lado esquerdo, mas ela é do lado direito", fala Celso.