Neste sábado acontece a 1ª Feira de Adoção de Animais de 2017 em Pinhais

No próximo sábado (14), será realizada em Pinhais a primeira edição de 2017 da Feira de Adoção de Animais. A iniciativa é promovida por meio da Seção de Defesa e Proteção Animal, da Secretaria de Meio Ambiente. O evento será promovido das 13h30 às 17h30 no Bosque Municipal. Por meio desta ação, que acontece mensalmente, somente no ano passado foram adotados mais de 100 animais.

De acordo com a organização, em caso de ocorrência de chuva, a feira fica automaticamente cancelada. Interessados em adotar deverão apresentar a carteira de identidade e o CPF, além disso, é necessário assinar um termo de compromisso. Os novos tutores receberão todas as orientações quanto aos cuidados com o novo membro da família.

Para serem doados os animais devem estar devidamente vacinados, vermifugados e, os que possuam mais de seis meses de vida, castrados. A comprovação de tais procedimentos deve ser apresentada por meio de documento no dia da feira. Ao se inscrever, por telefone, o doador deve saber da necessidade de providenciar meio de transporte para conduzir o animal até o local, bem como lhe proporcionar conforto, levando guia, cercado ou gaiola. Também caberá ao doador disponibilizar comida, água limpa e fresca, jornais ou caixas, e tudo deverá ser devidamente descartado ao final do evento. Além disso, deverá acompanhar seu animal até o término da feira, e caso o animal não seja adotado, ele continuará sob sua responsabilidade.

Projeto Castração

Também neste sábado, será realizada mais uma palestra sobre castração. A ação, que acontece no auditório da Secretaria de Educação, é voltada aos munícipes que terão seus animais castrados gratuitamente.

Segundo a veterinária da Seção de Defesa e Proteção Animal, Solange Marconcin, a palestra é uma etapa obrigatória do Projeto Castração. “Os munícipes recebem informações importantes a respeito dos serviços prestados, recebem noções de legislação e guarda responsável. Além disso, compreendem a epidemiologia do abandono e a importância de castrar seus animais, além das informações sobre a cirurgia e cuidados com o pré e pós-operatórios”, explica.

O Projeto Castração tem como prioridade atender aos donos de animais, residentes em Pinhais, com renda mensal de até três salários mínimos. Podem participar cães e gatos de 4 meses a 6 anos de idade. Para efetuar o cadastro os proprietários devem entrar em contato com a Seção de Defesa e Proteção Animal, que agendará a data da palestra, com os temas: guarda responsável, ações de bem estar animal, além dos cuidados que devem ser dispensados aos animais que forem submetidos a cirurgia de castração. Vale destacar que a palestra é um pré-requisito obrigatório, para que o cadastro seja efetivado e o procedimento cirúrgico seja feito.

Serviço

O Bosque Municipal de Pinhais fica na Rua 24 de Maio, esquina com a Avenida Nossa Senhora da Boa Esperança, no Centro da cidade. Mais informações e inscrições com a Seção de Defesa e Proteção Animal, pelo telefone (41) 3912-5705.