Nova iluminação do Passeio Público vai utilizar 100 postes com LED

Uma iluminação moderna e acolhedora vai destacar a paisagem noturna do parque mais antigo e central de Curitiba. A instalação da nova iluminação do Passeio Público começou nesta semana e compõe o projeto de revitalização do parque, feito pela Prefeitura de Curitiba.

Cerca de 100 postes com luminária LED serão instalados entre as pistas e os caminhos internos do Passeio Público. Os principais monumentos do parque, como o portal e o aquário, terão iluminação cênica.  

A execução da nova iluminação do Passeio Público é da Secretaria Municipal de Obras Públicas. As outras frentes de revitalização são da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Nesta etapa, está sendo preparado o cabeamento subterrâneo para depois implantar os 100 novos postes, desenhados e produzidos especialmente para o projeto. A previsão é de que os novos postes estejam instalados até o fim de setembro.

“Os novos postes estão sendo fabricados sob medida para atender o projeto de revitalização do Passeio Público”, explica Tonny Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Cada poste terá altura de cinco metros com luminária LED. Malheiros explica ainda que a temperatura de cor da nova iluminação é amarelada e direcionada para baixo, para não interferir no ambiente das aves e outros animais que vivem no Passeio Público.