Participe e pedale com segurança no lançamento das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu

O lançamento das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu é no próximo domingo (18). A pedalada inaugural acontece nas cidades idealizadoras do projeto com eventos especiais. Em Pinhais, a concentração é às 8h30, no Parque das Águas, e saída às 9h. Os cicloturistas seguirão para Piraquara, no Parque das Águas Jacob Simião, onde o evento de inauguração será às 10h30, e na sequência, irão para Quatro Barras, na Praça Raulino Alves, onde às 11h30, acontece o evento oficial de lançamento.

 

O projeto foi desenvolvido para dar oportunidade não apenas a ciclistas, mas também a corredores, caminhantes e turistas de conhecerem vários pontos turísticos e as belezas naturais de Pinhais, Piraquara e Quatro Barras, passando por áreas urbanas e rurais, em diferentes trajetos que proporcionam mais ação ao turismo. As ciclorrotas possuem 257 quilômetros de extensão e há também rotas menores que permitem conhecer diferentes pontos das cidades participantes.

 

Para participar do lançamento das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, no próximo domingo (18), os interessados devem fazer a inscrição, que é de graça, pela internet. Na pedalada inaugural, os participantes farão o percurso de 42 km de extensão. O mapa do percurso está disponível na página da inscrição pelo QR Code.

 

Segurança

A organização das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu faz algumas observações importantes sobre o evento e orientações e recomendações sobre a questão da segurança e equipamentos. Por ter um percurso de longa extensão, a pedalada não é indicada para iniciantes e menores de 18 anos não terão sua inscrição validada. Os participantes devem utilizar obrigatoriamente capacete e é recomendável utilizar outros equipamentos de segurança, como luvas e proteções para os joelhos e cotovelos. Convém a utilização de óculos, pois é uma opção confortável e que protege não apenas dos raios solares, como também de agressões ambientais como poeiras e insetos. Com a intenção de aumentar a segurança da própria bicicleta, o ciclista pode optar em instalar pequenos espelhos laterais, com jeito de retrovisores, de forma a permitir visualizar tudo em seu redor, bem como uma buzina para sinalizar a sua presença ou mesmo alertar pedestres e condutores de outros veículos. O ciclista deve optar por roupas que permitem que ele seja facilmente visível na via, dando sempre preferência a roupas claras e, se possível, com riscas ou uma capa refletora. É muito importante que os motoristas possam prever sua trajetória, por isso sempre sinalize o que pretende fazer, com sinais de mão.

 

Serviço

O lançamento das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu é no próximo domingo (18), as 8h30. Faça sua inscrição no site da prefeitura de Pinhais. Mais informações com o Departamento de Turismo pelo e-mail turismo@pinhais.pr.gov.br ou pelo telefone: (41) 3912-5634 e 3912-5645.