Quatro Barras é opção convidativa de turismo nas férias

 

Abrigando porções da Mata Atlântica, caminhos históricos e uma das mais belas estradas do Paraná, cidade é opção convidativa para quem busca contato com a natureza

            A proximidade de Quatro Barras com Curitiba é apenas um dos pontos favoráveis para quem deseja conhecer a região. Mas é a biodiversidade e os atrativos naturais da cidade que a tornam uma opção convidativa para quem aprecia o contato com a natureza e, ao mesmo tempo, busca passeios mais próximos de casa.

            Em meados de novembro, dezembro e janeiro, o número de visitantes em busca destes redutos naturais aumenta. É o que afirma o Departamento de Turismo, que contabiliza maior rotatividade no município e a procura mais intensificada por informações e roteiros.

            No ranking dos pontos mais visitados estão o Caminho do Itupava, um dos caminhos mais antigos do Paraná, que liga Quatro Barras a Morretes em um percurso preservado de 22 quilômetros; o Morro do Anhangava, ponto de escalada de 1.420 metros de altitude apreciado por praticantes do esporte; e a Estrada da Graciosa – trecho que corta Quatro Barras de leste a oeste, rico pela natureza que o rodeia e pelas pontes centenárias que abriga.   

            Na região, a diversidade ambiental chama a atenção. A maior parte do território é dominada pela Mata Atlântica. Estas porções estão mais concentradas no Parque Estadual da Serra da Baitaca, onde estão localizados o Morro do Anhangava e o Caminho do Itupava. Neste trajeto predominam árvores de grande porte e rica vegetação. Espécies animais nativas como jaguatiricas, tucanos, arapongas, pica-paus, serelepes, beija-flores e bugios também são encontradas.

            "Quatro Barras detém um patrimônio histórico e ambiental muito rico, que deve ser constantemente valorizado", disse o prefeito Loreno Tolardo. Estima-se hoje que mais de 40% do território esteja preservado.

            Para o turista que deseja conhecer estes pontos, há também empreendimentos abertos ao público, como restaurantes, cafés coloniais, hotéis, pesque-pagues, reserva ambiental, chácaras e pousadas. As informações podem ser obtidas diretamente com o Departamento de Turismo, localizado na Praça Raulino Alves Cordeiro, no Centro. O contato é (41) 3671-8850.