Abrigo de muitas nações, Curitiba apresenta novo Corpo Consular

O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, participaram na noite desta terça-feira (03) da posse da diretoria do Corpo Consular do Paraná, eleita para o biênio 2019/2021. O cônsul honorário da Hungria no Paraná, Marco Aurélio Schetino de Lima, é o novo presidente. O vice-presidente é o cônsul da Argentina, Pedro Ezequiel Marotta.

A cerimônia aconteceu no Memorial de Curitiba, palco do Pavilhão Étnico, programa da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) que resgata a cultura das etnias formadoras da cidade.

“Essa cidade é singular, onde gente em dificuldade, tendo deixado a sua terra para embarcar no sonho de um navio de imigrantes, construiu um cenário de prosperidade e força", disse Greca

"O equilíbrio desse mundo do pós-moderno pede o contato entre todas as nações e a fraternidade entre os povos”, completou o prefeito.

Oportunidades

O Corpo Consular do Paraná foi fundado em 1951 como Sociedade do Corpo Consular. Atualmente, reúne 40 diplomatas de carreira e cônsules honorários de nações com representação no Paraná.

O novo presidente lembrou que a diretoria eleita pretende ampliar e fortalecer os vínculos já existentes, propiciando maiores oportunidades de trocas comerciais, intercâmbios culturais e educacionais. O vice-presidente agradeceu ao prefeito o apoio permanente para os eventos e atividades do Corpo Consular.

Presenças

Participaram da cerimônia a cônsul de Portugal, Suzana Pereira; o embaixador Igor Kipman, representante do Itamaraty no Paraná; a vice-cônsul da Polônia, Dorota Ortynska; o cônsul da Bélgica, João Casillo; o cônsul da Itália, Rafaelle Festa; o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio, Rui Lemes; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara; a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, Graciela Inês Bolzón de Muniz; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; e o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein.

Nova diretoria do Corpo Consular

Marco Aurélio Schetino de Lima (Hungria)
Pedro Ezequiel Marotta (Argentina)
Carlos Fleitas (República do Paraguai)
Dorota Anna Bogutyn (Polônia)
Blanca Hernando Barco (Espanha)
Pedro Luiz Fernandes (Reino da Dinamarca)
Sergio Levy (Costa Rica)
Adam Paul Patterson (Reino Unido)
Jonathan Bittencourt (Tanzânia)
Hajime Kimura (Japão)
Acef Said (Federação Rússia)
Robert Rujter (Países Baixos)
Manuela Esther Merki (Suíça)
Maria Elisa Ferraz Parcionik (Coreia do Sul)
Andreas F. H. Hoffrichter (República Federativa Alemanha)
Anelise Gropp (Áustria)
Tercio Gritsch (Áustria)