Artesanato das feiras de inverno está no site da Feira do Largo da Ordem

 

Com a pandemia do novo coronavírus, as tradicionais Feiras Especiais de Inverno, nas praças Osório e Santos Andrade, foram canceladas. Mas no site da Feira do Largo da Ordem, também suspensa devido à covid-19, o que não faltam são produtos “quentinhos” de artesãos da capital, como cachecóis, mantas, toucas, pijamas, botas, chinelos e pantufas. 

Muitos dos criadores de artesanato no site da Feira do Largo da Ordem estariam nas feiras de inverno, que normalmente ocorrem entre junho e julho. É o caso de Silvania de Oliveira Schutze, que pode ser encontrada no site da Feirinha do Largo com suas botas forradas com pele sintética.

“O carro-chefe são os modelos femininos, em camurça ou couro, com cano baixo, médio e alto”, conta a artesã, que ainda confecciona coturnos para ambos os sexos.

Com ateliê no bairro Uberaba, Silvania produz ainda acessórios de tricoline para carros, como faixa soneca de cabeça para assentos infantis, almofadas para os bancos de crianças (pescoço e assentos), tapa sol lateral e almofada para cinto de segurança.

Pijamas

Mãe e filha, as artesãs Sandra Rigos e Ana Prata também comercializam na plataforma da Feira do Largo da Ordem produtos para amenizar as baixas temperaturas do inverno. Pijamas, chinelos e roupões felpudos em “fleece” (tecido composto totalmente de poliéster) são oferecidos para crianças e adultos.  

“Meu diferencial, além da qualidade, é que todos os modelos são divertidos, pois são coloridos e trazem apliques de coelho, urso, unicórnio, super-heróis e outros elementos de fantasia”, salienta Ana, que tem ateliê com a mãe em Pinhais. Elas também expõe no Largo da Ordem e na Feira de Inverno da Osório.  

Ponchos

Há 29 anos na feirinha de domingo e há mais de dez anos Feira de Inverno da Osório, o casal de artesãos Edna Pinsag e Francisco Pinsag Cahuasqui  está presente no site da Feira do Largo da Ordem com seus coloridos ponchos, cachecóis, echarpes, bolsas e lenços em lã, algodão ou fita. As peças têm forte inspiração étnica, pois Franscico nasceu em uma comunidade indígena no Equador e veio para o Brasil em 1979.

“É um trabalho minucioso e as peças são exclusivas. Cada uma traz consigo uma história, um mundo particular”, explica Edna. Desde a produção dos tecidos, tudo sai dos teares manuais do casal instalado no ateliê no Uberaba.

Plataforma

Moderno e bem otimizado, o site da Feira do Largo da Ordem é todo baseado em imagens dos produtos dos artesãos. Destaque para a área de busca por temas: alimentício; artes plásticas; arte em madeira; arte em plástico; arte em tecido; brinquedos; colecionador; decorativos; sabonetes, velas e difusores; utilitários e vestuário.

Não há qualquer custo para os artesãos se cadastrarem na vitrine virtual e, no momento da venda, artesão e cliente negociam diretamente por WhatsApp. O site da Feira do Largo da Ordem foi criado pelo Instituto Municipal de Turismo.