CMEI ganha colmeia com abelhas sem ferrão e crianças aprendem sobre preservação

O Centro de Educação Integral (CMEI) Doutor Eraldo Kuster, no Pinheirinho, ganhou uma colmeia do programa Jardins de Mel da Prefeitura, na última sexta-feira (1/11).

A caixa de abelhas jataí, nativas e sem ferrão, agora enfeita o jardim e auxilia na polinização e na educação ambiental dos 125 curitibinhas.

De acordo com Adriane Galeski, professora representante do programa Linhas do Conhecimento na Regional do Pinheirinho, os estudantes estão aprendendo sobre preservação ambiental em sala de aula e ter o jardim ensina na prática.

“As crianças ficaram maravilhadas ao ver a comédia, o mel e aprender mais sobre as abelhas. Elas já sabem a importância das abelhas para polinização o cultivo de alimentos e para a humanidade”, explica Andriane.

Além da nova comédia, o jardim do CMEI foi revitalizado e as crianças participaram da ação.

Jardins de Mel

O programa tem como objetivo aumentar a população de abelhas nativas na cidade, responsáveis pela polinização de 90% das plantas brasileiras.

As cinco espécies utilizadas nos Jardins de Mel são guaraipo, manduri, mandaçaia, jataí e mirim.

As abelhas ficam em caixas racionais de criação, colocadas dentro de um revestimento, visando uma maior proteção e bem-estar dos insetos. 

Outras 19 unidades educacionais de Curitiba vão receber os Jardins de Mel nos próximos meses. Trata-se da ampliação do Projeto Jardins de Mel, destacou a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.