Colombo recebe Casa da Mulher com atendimento especializado

Na última sexta-feira, 31, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social instituiu no município por meio do Decreto 047/2020, a criação da Casa da Mulher Colombense. O local, que já atendia mulheres em situação de vulnerabilidade – agora compõe as ações de Política Nacional de Acolhimento de Mulheres em situação de Violência Doméstica e Familiar. 

“Juntas somos mais fortes e saibam que vocês nunca estarão sozinhas. Não se calem! Violência doméstica é crime e estaremos a postos para ajudá-las sempre que for necessário. Se você conhece alguém ou é vítima de violência ou abuso, denuncie”, orienta a Prefeita Beti Pavin. 

A casa permanece em um lugar seguro de acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica sob risco de morte, podendo estar acompanhadas ou não de seus filhos. Com uma equipe especializada para atendê-las, estas mulheres poderão permanecer no abrigo por um período determinado, até conseguirem ter condições necessárias para retomarem suas vidas.

A secretária da pasta, Maria da Silva Souza, destaca os principais atendimentos existentes. “Atualmente, são mais de dez maneiras de auxílio sendo, por exemplo, os acolhimentos com escuta qualificada, orientações psicológicas, jurídicas e sobre a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica no município, eventuais encaminhamentos seguindo cada necessidade”. Além disso, são prestados acompanhamento em delegacias, IML (Instituto Médico Legal) e Fórum.

Para denunciar e colaborar com o enfrentamento da violência contra as mulheres é necessário ligar para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – 3606.8855 / Polícia Militar do Paraná – 190 – Delegacia da Sede – 3656.8600 / Delegacia do Maracanã – 3605.6550.