Construtora fará a reforma do Ginásio do Perdizes e investirá em novo empreendimento habitacional no município

Uma iniciativa inédita em Pinhais vai gerar bons resultados para a cidade: geração de emprego, aquecimento da economia local, valorização de um dos maiores bairros do município, um novo empreendimento habitacional e a reforma de um espaço público. Pela primeira vez, o município e uma empresa assinam um de termo de compromisso que permite à organização investir em um novo espaço na cidade, e em contrapartida, reformar um ginásio esportivo.

A construtora Tenda fará um investimento em um novo condomínio de habitação coletiva com 352 unidades, no Jardim Claudia.  O “Parque Bellagio” será composto por 22 blocos de apartamento e estará localizado na Rua Clemente Itsyo Horikoskhi.

Para a construção, a empresa elaborou o Estudo de Impacto de Vizinhança e forneceu à Secretaria de Urbanismo todas as informações técnicas necessárias para a avaliação do empreendimento. O estudo passou também pela análise do Conselho Municipal de Urbanismo, que deferiu a implantação do condomínio e definiu a obra de contrapartida, no caso a reforma do Ginásio do Perdizes, localizado no bairro Atuba. Assim, firmou-se o Termo de Compromisso de Contrapartida, formalizando a realização das benfeitorias no município pela construtora.

O documento foi assinado no mês de junho, durante um encontro que reuniu integrantes da empresa e da Prefeitura. Estiveram presentes José Francisco Duarte, gerente de Negócios da regional Paraná da Tenda; Maria Carolina Santos Budel, responsável pela área de legalização da Tenda no Paraná; o Secretário Municipal de Urbanismo, Marcus Vinicius Senegaglia Jorge e a diretora de Planejamento Urbano, Karime Fayad.

Pelo termo assumido, a empresa deve, primeiramente, realizar o trabalho de reforma do ginásio esportivo. A estrutura vai receber ampliação, reforma geral hidráulica e elétrica, além de telhado e novo acabamento. Na sequência, será liberado o Certificado de Vistoria de Obra para o empreendimento ser iniciado no bairro Jardim Claudia. A previsão é que os trabalhos começarem até o final de setembro.

Segundo a diretora da Secretaria de Urbanismo, Karime Fayad, esta é uma ação importante para a cidade. “Esta é uma iniciativa inédita, pois anteriormente foram previstas outras contrapartidas, menores, como duplicação de pista viária ou melhorias de acessos. Em Pinhais, essa é a primeira contrapartida deste porte e que vai trazer benefícios para os usuários do ginásio; para a gestão pública, é vantajoso não precisar desembolsar e licitar recursos próprios para essa reforma que era uma solicitação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer” explicou.

Além da reforma do ginásio, o município recebeu a doação de três lotes adjacentes ao condomínio habitacional que serão destinados à implantação de sistema viário, área de preservação ambiental e equipamento público, totalizando cerca de 5.500m².