Corrida reúne inclusão, alegria e superação no Parque Barigui

Teve muito esporte e inclusão, na manhã de sábado (7/12), no Parque Barigui. A primeira edição da RunViver – Corrida da Inclusão reuniu cerca de 300 pessoas nas proximidades do Salão de Atos. A corrida, inédita em Curitiba, foi promovida pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) com apoio da Assessoria da Pessoa com Deficiência. O evento reuniu 300 pessoas nas proximidades do Salão de atos, em um clima de superação, alegria e inclusão. 

A prova celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro e instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data é para promover a maior compreensão dos assuntos referentes à deficiência e mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. 

Quem passou pelo Parque Barigui durante a manhã de sábado pode acompanhar que o esporte é uma grande ferramenta de inclusão. 

Participaram da corrida duplas nas categorias 2PDC (duas pessoas com deficiência), 1PCD (uma pessoa com deficiência e um corredor convencional) e 2CONV (dois corredores convencionais, sendo que um utilizou uma venda nos olhos).

“A corrida da inclusão proporcionou momentos especiais de emoção e muita conquista a todos que participaram. Curitiba incentiva o esporte e a qualidade de vida a todos”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein. 

Com percursos de 2 e 4 quilômetros, os participantes esbanjaram alegria e superação pelas vias internas e pista de corrida do parque. Ao final da prova, todos foram declarados vencedores e ganharam medalhas de participação para marcar a força de cada um na superação dos próprios limites.