Pinhais

Crianças do projeto "Cantar e Encantar" apresentaram canções infantis que marcaram época

Durante as quatro noites do evento, mais de 2 mil pessoas assistiram as apresentações que aconteceram no Cenforpe
(Foto: Roberto Dziura/ PMP)

Foram realizadas na última semana, nas noites de 22 a 25 de outubro, no CENFORPE - Centro de Formação dos Profissionais da Educação, as apresentações do Projeto "Cantar e Encantar 2019".

Idealizado pela secretaria de Educação, a iniciativa acontece em todos os Centros Municipais de Educação Infantil e nas Escolas Municipais que aderem ao projeto com as turmas de Infantil V. Na edição deste ano, o tema do projeto foi: "Meu fantástico mundo encantado: Músicas infantis que marcaram época". A ação tem a intenção de desenvolver progressivamente nas crianças a sensibilidade de apreciação, produção e expressão (oral, corporal, artística, etc) por meio de diferentes gêneros e ritmos musicais apresentados.

O auditório do Cenforpe recebeu durante os dias do evento mais de 2 mil pessoas. Estiveram presentes: a prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria, a secretária de Educação, Andreia Francischini, o deputado federal Luizão Gourlart, vereadores, profissionais da secretaria de Educação, professores das unidades de ensino, pais e familiares dos alunos.

A prefeita Marli Paulino parabenizou a organização do "Cantar e Encantar" e destacou que esse é um evento que cresce a cada ano, e principalmente, conta com a participação das famílias. "Quero parabenizar a equipe da secretaria de educação que está a frente deste projeto que é maravilhoso. Ele começou pequeno, e hoje, já temos que fazê-lo em quatro noites, pois ele foi crescendo. Ficamos encantados com as crianças porque elas se apresentam todas animadas e dançando, e claro, ficam procurando os pais, a família. Para nós é importante a presença dos familiares, porque esta apresentação é para vocês" enalteceu a prefeita.

A importância da presença das famílias também foi destacada pela secretária de educação Andreia Francischini. "Foram quatro noites encantadoras. Este projeto foi iniciado há alguns anos e buscamos melhorá-lo e ampliá-lo. Mais de 5 mil crianças já estiveram se apresentando neste palco. Este momento fica guardado na memória delas e das pessoas que assistem. A gente faz este evento com muito amor. Nós, que somos professores, sabemos que temos que trabalhar por uma educação de qualidade e por esta parceria com a família. Vamos nos empenhar sempre, para ter este acompanhamento, pois sabemos que a educação não acontece sem a família. A família tem que estar presente" frisou.

O deputado federal Luizão Goulart ressaltou que iniciativas como esta são motivo de orgulho, comprovando que o município se destaca por promover ações diferenciadas na área educacional. "É um orgulho falar de Pinhais. Hoje estou em Brasília e tenho conhecimento de muitos estados e municípios brasileiros. São poucas cidades do Brasil que tem uma educação de qualidade como Pinhais, que é um exemplo. Porque os profissionais do nosso município trabalham com dedicação. Este é um exemplo. Este projeto é algo a mais, não está no currículo das escolas. Em muitos lugares se faz o básico, mas em Pinhais se faz algo a mais e isto é motivo de orgulho para todos nós" disse.

Entre o público o sentimento era de alegria entusiasmo em assistir as crianças. Para Amanda de Abreu, de 23 anos, mãe do pequeno Bernardo de 4 anos, o evento reuniu toda a família, os avós e os tios, que vieram acompanhar a apresentação do filho que é aluno do CMEI Helena Kolody. "Foi a primeira vez que participei deste evento. Achei muito bem feito, os professores estão de parabéns, pois foi bem elaborado e estava bem legal. O meu filho estava ansioso e desde manhã já queria ir para a escola para ensaiar a apresentação. O evento conseguiu mobilizar toda a família e realmente saímos encantados" afirmou.

Veja as fotos das apresentações:

1ª noite de apresentações - 22 de outubro

2ª noite de apresentações - 23 de outubro

3ª noite de apresentações - 24 de outubro

4ª noite de apresentações - 25 de outubro