De práticas educativas ao fortalecimento de políticas públicas, Projeto Meu Ambiente mobiliza São José dos Pinhais

Desde o início da atual gestão municipal, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza na cidade diversas ações que promovem em todos os níveis de ensino a Educação Ambiental, todos os anos comemorada em 03 de junho como dia nacional.

Com intuito de lembrar a necessidade de fortalecimento de políticas públicas e práticas educativas para a conservação socioambiental e a construção de uma sociedade sustentável, o ‘Dia Nacional da Educação Ambiental’ deve ser um processo permanente e presente ao longo de toda a vida em diferentes espaços políticos e sociais como explica o secretário municipal de Meio Ambiente – Ahirton Sdroeski Jr.

“A mobilização pela causa socioambiental precisa estar no cotidiano da sociedade. Por este motivo, ela não está restrita somente às escolas porque a Educação Ambiental não acontece somente no ambiente escolar. A sociedade precisa estar cada vez mais engajada na preservação, conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente e o projeto ‘Meu Ambiente’ estimula a corresponsabilidade além de capacitar o cidadão para uma atuação ainda mais consciente”, destacou o secretário Ahirton.

No município, um dos objetivos do projeto ‘Meu Ambiente’ é de promover a valorização da consciência da população sobre conservação ambiental, incentivando a corresponsabilidade do cidadão com a finalidade de reduzir a quantidade de resíduos recicláveis destinados ao aterro sanitário e dos pontos de descarte irregular. Além disso, a proposta do ‘Meu Ambiente’, busca integrar instituições da sociedade civil e comunidade em geral com instituições públicas e associações de materiais recicláveis.

Com duração de 12 meses, a primeira etapa do projeto contemplou todas as secretarias municipais da Administração Pública que receberam a visita técnica da equipe da ‘Amapaz’ – que participou e ganhou a licitação – que levou o projeto, ao mesmo tempo, às instituições de ensino do município.

“Entre as diversas ações, promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Semed e outras secretarias municipais, podemos citar os plantios e as palestras realizadas, formação aos professores, as visitas monitoradas às Associações de Catadores que envolveram mais de 3,2 mil alunos da cidade além das atividades do Projeto Meu Ambiente, que através dos recursos do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (CMMAS) possibilitou a realização de várias atividades socioambientais que atingiram grande parte da população”, explicou Caroline Barbosa de Lima C. Simões, da Divisão de Educação Ambiental da Semma.

Sobre a Amapaz

A equipe da empresa é formada por Educadores e Técnicos Ambientais, Assistente Social, estudantes de Serviço Social e um administrador. Inédito na história do município, o projeto de amplo alcance chegará a toda população do município através de palestras, distribuição de materiais didáticos (cartilhas), rodas de conversa e pelo trabalho de porta em porta. Comerciantes, condomínios, coletores de material reciclável e moradores da área rural e urbana fazem parte do público-alvo da ação.

Especializada no relacionamento com comunidades e na elaboração de projetos que utilizam metodologias participativas, a ‘Amapaz’, criada há mais de 20 anos, está sediada em São José dos Pinhais há cerca de uma década e tem vasta experiência na área ambiental e sólida formação profissional no Brasil e nos E.U.A.