Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado (15)

Desde o dia 10 de fevereiro, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Pinhais, a iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Neste sábado (15), acontece o Dia D de mobilização nacional. A ação será realizada das 8h às 17h nas Unidades de Saúde da Família Jardim Karla, Weissópolis, Maria Antonieta, Ana Nery e Tarumã; e das 9h às 17h, nos estacionamentos dos Hipermercados Carrefour Pinhais e do Condor da Avenida Jacob Macanhan.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação. Poderão se vacinar pessoas entre 5 e 59 anos de idade. A vacina contra o sarampo é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses. A dose número 1 aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral (que previne sarampo, caxumba e rubéola), e a dose número 2 aos 15 meses com a vacina tetra viral (que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora).

A população com até 29 anos deve comprovar duas doses da vacina. E para as pessoas que estão no grupo com idade entre 30 e 49 anos basta ter o registro de uma dose que são consideradas vacinadas.

As pessoas com registro conforme descrito acima, não necessitam receber nova dose, entretanto, as que não possuem comprovação vacinal devem procurar as Unidades de Saúde de referência para atualizar o esquema. Não devem receber a vacina as pessoas imunodeprimidas (com sistema imunológico enfraquecido), mulheres grávidas e menores de seis meses de idade.

Sobre a doença

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Não existe tratamento específico para o sarampo.

Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas como febre, manchas vermelhas pelo corpo, acompanhados de tosse, coriza ou conjuntivite.

Serviço

O Hipermercado Carrefour Pinhais está localizado na Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, 10.154, bairro Jardim Amélia.  O Hipermercado Condor está localizado na Avenida Jacob Macanhan, 1092, no bairro Pineville.  Mais informações pelo telefone 3912-5317.