Escolas e Faróis do Saber passam por obras de melhorias antes das aulas

Enquanto os curitibinhas curtem as férias, a Prefeitura de Curitiba trabalha para preparar escolas, CMEIs e outras unidades escolares para um bom ano letivo. Na Regional Boa Vista, cinco Faróis do Saber estão sendo revitalizados e preparados para serem transformados em unidades de inovação, com espaço maker e oficina de criatividade com impressora 3D para a criação de protótipos. Na Escola Municipal Cerro Azul, no Tingui, o trabalho é a para a construção da nova quadra coberta reivindicada havia anos pela comunidade escolar.

Obras e serviços acontecem nos bairros Atuba, Santa Cândida, Bacacheri, Bairro Alto e Tingui e vão beneficiar diretamente 2.861 estudantes, além dos  moradores que também poderão usar os espaços para desenvolver projetos, ou para o convívio social.

A construção da quadra coberta na Escola Cerro Azul, que atende mais de 400 estudantes, do pré ao 5º ano do ensino fundamental, teve início nas últimas semanas de dezembro e a previsão é de que a obra seja concluída ainda no primeiro semestre do ano. O investimento é de R$ 486.625,24.

“Pensa num bairro feliz com uma conquista que é de todos”, conta a aposentada Iara de Oliveira, que vive há 40 anos no Tingui.

Iara mora em uma casa a poucos metros da escola, de onde acompanha o andamento da obra.  O espaço coberto para as aulas de educação física era solicitação antiga da família.  “Meu netinho Gabriel, de 6 anos, vai aproveitar a quadra que foi tão aguardada por outras pessoas da família que já estudaram na escola”, diz Iara.

Construção de projetos

A reforma que colocará os Faróis do Saber em um novo patamar, unindo no mesmo local biblioteca pública, espaço de cultura e tecnologias também estava sendo aguardada com ansiedade pelos estudantes.

Os serviços incluem reparos na estrutura metálica, em toldos e pisos, pintura, melhorias nas instalações elétricas e aquisição de materiais eletrônicos como impressoras 3D, leds, pilhas e outros itens que serão usados para a construção dos projetos dos estudantes e da comunidade. Em média, cada unidade recebe investimentos em torno de R$ 100 mil em revitalização.

No Bairro Alto estão sendo revitalizados os Faróis do Saber João Guimarães Rosa, junto à Escola Municipal CEI Curitiba Ano 300, e Farol Heitor Stockler de França, anexo à Escola Municipal Araucária.

O Atuba passará a contar com o Farol do Saber e Inovação Telêmaco Borba, junto à Escola Municipal Anísio Teixeira enquanto o Santa Cândida e o Bacacheri ganham, respectivamente, os Faróis dos Saber e Inovação Gilberto Freyre, na Escola CEI Anísio Teixeira e Farol do Saber Antônio Callado, ao lado da Escola Municipal Jaguariaíva.

Ex-alunas da Escola Municipal CEI Anísio Teixeira, as irmãs Katiane Alves, 19 anos, e Karine Stephane de Lima Raimundo, 13 anos, acompanham da janela de casa os serviços que estão sendo executados no Farol do Saber Gilberto Freyre. A expectativa, contam as meninas, é de que o lugar, anteriormente já eleito como um dos melhores no bairro, fique ainda mais atrativo.

“Sou frequentadora do farol desde que estudei na escola. Ia em busca de livros para pesquisa e leitura. Depois servia para pesquisas na internet, cursos rápidos e palestras. Agora esperamos que venham mais benefícios”, conta Katiane.

Para Karine, além da estrutura, a equipe das agentes de leitura é um ponto importante do farol. “São sempre dispostas a nos passar conhecimentos. Estamos torcendo para que a obra seja concluída rapidamente para voltarmos a aproveitar o espaço”, diz Karine.

Curitiba já conta com 21 Faróis do Saber e Inovação e além das cinco unidades em obras nos bairros da Regional Boa Vista outros seis estão recebendo obras para a transformação. São os Faróis do Saber João Guimarães Rosa (Bairro Alto), Samuel Chameki (Cajuru), Emiliano Perneta (Cajuru), César Perneta (Uberaba), Sérgio Mercer (CIC), Padre Antônio Vieira (CIC) e Gonçalves Dias (São Braz).