Escultura de João Turin pode ser vista de perto na sede da Prefeitura

Com o início da montagem das árvores de Natal em Curitiba, a escultura "Luar do Sertão", que retrata uma onça e fica normalmente instalada na rotatória ao lado da Prefeitura, no Centro Cívico, foi realocada para dentro do Palácio 29 de Março, sede da administração municipal. 

A obra do artista João Turin (1878 – 1948) está no hall de entrada da Prefeitura, o que permite que os interessados a conheçam mais de perto e examinem os detalhes da peça de um dos mais importantes artistas paranaenses. 

Na rotatória será montada, nesta semana, uma das 23 árvores de Natal que vão iluminar e decorar a cidade durante a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. Com 18 metros de altura a Árvore Luz vai encantar moradores e turistas que passarem pelo Centro Cívico nesta época festiva.

Curitiba terá 13 grandes árvores de Natal da Prefeitura e patrocinadores, que poderão ser vistas nos parques, jardins, largos, prédios do município e ruas até o dia 6 de janeiro. Além disso, todas as dez Regionais da Prefeitura receberão árvores para embelezar as Ruas da Cidadania.

Sobre a escultura

A onça batizada de Luar do Sertão é uma escultura em bronze, em tamanho natural, feita em 1947. Faz parte da fase em que Turin se inspirava em gatos e felinos do Passeio Público. Como os animais dormiam a maior parte do dia, o artista, em idade já avançada, passou a ir ao parque à noite: comprava carne no açougue Garmatter e negociava para conseguir iluminação melhor. A onça “Luar do Sertão” rendeu muitos prêmios e homenagens a Turin.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019  com o patrocínio das empresas Supermercados Condor, Electrolux, Volvo, Samar Iluminação, Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e Associação dos Lojistas do ParkShoppingBarigüi. A programação de espetáculos vai até 23 de dezembro e a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.