Faróis do Saber de praças oferecem atividades gratuitas para toda a família

Oficinas de jogos e de música, rodas de leitura, vídeos, contação de histórias, jogos de tabuleiro, brincadeiras antigas e até orientações para preparar o currículo antes de buscar emprego. Essas são algumas das opções que os faróis de praça de Curitiba oferecem gratuitamente a crianças e adultos da comunidade e turistas até o final de janeiro.

Os faróis estão abertos de manhã e de tarde e têm uma programação especial durante o recesso escolar.

Antes do fim das férias, as crianças podem aprender a fazer seus próprios jogos de quebra-cabeça na oficina do Farol das Cidades, que fica ao lado da pedreira Paulo Leminski, no Abranches. A atividade, aberta a toda comunidade, será no próximo dia 28, às 9h.

No mesmo local, dia 30 de janeiro, haverá um momento para estudo das religiões, a partir das 9h.

Na Casa Encantada do Bosque Alemão, na Vista Alegre, tem contação de histórias de terça a sexta-feira, às 11h e às 15h. Aos sábados e domingos, às 11h, 14h e 16h.

Do outro lado da cidade, na biblioteca temática Hideo Handa, na praça do Japão (Batel), as famílias podem se divertir no dia 28 com o xadrez gigante, que tem duas opções de horário, às 9h30 e às 14h30. E, no dia 31, está agendada oficina de origami, também às 9h30 e às 14h30.

Na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o destaque é a oficina de brincadeiras antigas, dia 27, às 10h, no Farol Frei Miguel Bottacin.

E, para quem quer começar o ano com emprego novo, também tem opção. No dia 31, a unidade Gibran Khalil Gibran – que fica no Centro Cívico, ao lado do Passeio Público – oferece a oficina “Como se preparar para uma entrevista de emprego e confecção de currículo”, às 15h. A atividade é aberta a turistas à comunidade.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que os faróis são ótimas opções de lazer e aprendizado para quem não viajou ou está com parentes na cidade. “Tanto adultos quanto crianças podem aproveitar. Além de participar de uma oficina nos faróis, podem fazer passeios nos pontos turísticos próximos”, sugere a secretária.

Ícones da cidade

Os faróis foram criados na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, na década de 1990, como bibliotecas com acesso gratuito à internet. Nesta gestão, as unidades estão sendo remodeladas e transformadas em oficinas de criatividade, com impressoras 3D à disposição e estudantes e da comunidade. São os Faróis do Saber e Inovação. Curitiba já conta com 21 unidades nesse novo conceito, em todas as regionais, e outros faróis da inovação serão entregues à população em breve.