Geral

Festa terá duas exposições e lançamento de cincos histórias em quadrinhos

(Foto: Cido Marques)

A Gibiteca de Curitiba completa 37 anos de existência, nesta sexta-feira (18/10), com evento especial. O festejo terá a abertura de duas exposições, lançamento de cincos publicações em quadrinhos e bate-papo com os autores presentes no evento.

As exposições O Filho Mau, de Walkir Fernandes e Carol Sakura, e Pipico no Mundo Virtual, de André Coelho e Luciano Coelho, são compostas por artes que expõem os processos de criação das respectivas publicações. Em Pipico no Mundo Virtual, tem sequência a história da coelhinha Pipico e seus aprendizados ao lidar com as tecnologias ao seu redor. A obra é baseada nos primeiros meses de vida da filha de Luciano Coelho.

A história de O Filho Mau atravessa gerações de uma família, expondo seus fantasmas e dramas através de fios narrativos entre o passado e o presente. Esta é a primeira história em quadrinhos em formato mais longo de Walkir Fernandes e Carol Sakura, vencedores do Kikito de Melhor Curta-Metragem na última edição do Festival de Gramado.

As mostras e publicações receberam apoio da Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, pois foram projetos selecionados pelo Edital de Quadrinhos 2018 do Fundo Municipal da Cultura.

Publicações independentes

A Gibiteca também abre espaço para o lançamento de três publicações independentes. A revista de terror Calafrio, da editora Ink Blood Comics, ganha a 64ª edição com histórias de Fulvio Pacheco, Marcos Cortez e Gian Danton, Ivan Lima, Guto Diaz, Eduardo Cárdenas, Clodoaldo Cruz e Chris Ciuffi.

O quadrinho Gabriela, do artista curitibano Yoshi Itice, conta a história da jovem Gabriela, que cansada de viver num mundo pós-apocalíptico parte em busca de alguma solução. A HQ segue outras duas narrativas publicadas na série Eventos Apocalípticos.

Um misterioso crime ocorrido, durante os anos 60, em Itajaí (SC), dá o tom narrativo do quadrinho Lama. Escrita e desenhada por Juliano Andrade Silva, a HQ traz referências do cotidiano da cidade e se desenrola em alguns locais importantes na época, como o porto e a igreja matriz.  

Serviço: 37 anos da Gibiteca

Data: 18/10 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Gibiteca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – São Francisco)
Entrada franca