Geral

Guarda Municipal está preparada para a volta às aulas

Oficina para Guardas Municipais que atuam na proteção escolar. (Foto: Guimarães/SMCS)

Para cuidar ainda melhor dos curitibinhas, a Guarda Municipal realizou nessa terça-feira (11/2) uma oficina para os profissionais que trabalham na proteção escolar. A oficina foi na Escola Superior da Polícia Civil.

A Guarda Municipal vai começar o ano atendendo 120 escolas municipais em tempo integral. Até o final de 2020, a intenção é que todas a 185 escolas tenham um guarda a disposição.

De 2017 para cá o número de escolas com guardas municipais subiu de 20 para 120. Esse crescimento significativo se deve também ao aumento do efetivo, que hoje já conta com 1.561 guardas municipais.

Oficina

Os 120 guardas municipais que vão trabalhar em escolas da Prefeitura a partir desta quarta-feira (12/2), início do ano letivo, assistiram a palestras e receberam treinamento para ampliar conhecimentos sobre sinalização de trânsito, combate às drogas, prevenção a incêndios.

“O guarda municipal é uma referência para crianças, pais e professores e por esse motivo é fundamental que ele esteja bem preparado para exercer a importante função de cuidar dos curitibinhas”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

“Cada dia mais a Guarda Municipal está presente no cotidiano escolar. A corporação de Curitiba é pioneira na proteção das escolas e nosso objetivo é ampliar e qualificar esse atendimento”, disse o inspetor Carlos Celso dos Santos Junior, superintendente da Guarda Municipal.

Os guardas municipais que serão responsáveis por mais de 140 mil estudantes da rede municipal receberam orientações de especialistas em áreas fundamentais para este trabalho. O primeiro palestrante foi o coordenador de Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro, que passou todos os detalhes do projeto Conhecer para Prevenir.

O projeto, criado em parceria pelas secretarias municipais de Defesa Social e da Educação, orienta a comunidade escolar sobre como agir diante de acidentes e desastres, procurando também minimizar danos ao patrimônio e ao meio ambiente.

Também orientaram os guardas Luiz Malina Losso, que tratou do tema Prevenção às Drogas nas Unidades Escolares; Edison Bretas Junior, que falou sobre Sinais e Gestos do Agente de Trânsito; e Marcelo Boza Alves, da Rede de Proteção à Criança e Adolescente.