Geral

Guarda Municipal reforça segurança nos parques da cidade

Guarda Municipal reforça segurança nos parques da cidade. Na imagem agentes da Guarda Municipal fazem rondas no Passeio Publico. (Foto: Daniel Castellano / SMCS)

A frequência de curitibanos e turistas aos parques da cidade cresce neste mês de férias, sol e altas temperaturas. O aumento nas visitas é de 25% a 30% a mais do que em outros meses do ano, de acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

Junto com os visitantes, aumenta a presença de guardas municipais para garantir que o veranista possa se divertir com segurança e organização. 

Os parques Bacacheri, Passaúna, Náutico, Barigui e Lago Azul, além do Passeio Público, contam com mais profissionais para apoio das ações de orientação, apoio e socorro ao cidadão.

“Nos pontos mais frequentados, dobramos o efetivo de guardas, com o apoio de módulos móveis. Em alguns parques, o número de profissionais chega a triplicar nessa época do ano”, pontua o superintendente da corporação, Carlos Celso dos Santos Junior. 

 

Nesses locais, ao longo do mês, a Prefeitura vai desenvolver diversas atividades de lazer e de esportes, dentro da programação do Verão Curitiba 2020. O lançamento oficial do evento, com início das atividades, acontece neste fim de semana. Confira aqui a programação.

Novas contratações

O aumento do efetivo nos parques foi possível com a contratação de novos guardas. Dos 380 convocados nos últimos anos, 190 começaram a trabalhar no contato direto com a população no último mês de dezembro.

Era o estágio supervisionado nas ruas, a última etapa do curso de formação, com acompanhamento de profissionais mais experientes. Esses 190 guardas se formam nesta sexta-feira (10/1), em uma solenidade no Memorial de Curitiba, marcada para as 10h30.