Histórias de superação ajudam mulheres a saírem do ciclo de violência

O isolamento social acendeu mais um alerta em relação aos casos de violência doméstica. Em decorrência disso a Assessoria dos Direitos Humanos – Políticas Para as Mulheres, acredita ser necessário inspirar mulheres, vítimas ou não de violência, a terem coragem e romper com este ciclo.

O livro Vire a Página, lançado em 2019, traz o depoimento de19 mulheres que sofreram violência e saíram do ciclo de agressões depois que foram acolhidas na Casa da Mulher Brasileira ou na Pousada de Maria. A edição também orienta sobre os tipos de violência, os canais de denúncia e traz estatísticas.

Todo esse conteúdo está disponível para consulta e download no site http://vireapagina.com.br. A página também dá acesso a diversos serviços da Prefeitura, como Programa Mãe Curitibana, Pousada de Maria, Patrulha Maria da Penha, Unidade de Acolhimento à Pessoa Idosa, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Rede de Proteção, Prêmio Empreendedora Curitibana.

“A mulher precisa acreditar que é possível se empoderar e ter a coragem de dar um passo à frente, é preciso denunciar e também contar com uma rede de apoio. É possível virar a página e recriar uma nova vida”, conta Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos.

A campanha chegou a ser finalista na Categoria Social do Prêmio Top de Marketing 2019, devido a sua importância como vetor de transformação na violência contra a mulher.

Alertas e Vigilantes

Desde o início da pandemia, causada pelo novo coronavírus, a Assessoria dos Direitos Humanos – Políticas para Mulheres mantém ativa uma campanha de alerta, que é replicada nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

A ideia é assegurar uma rede de solidariedade de vizinhos, familiares e amigos, onde todos devem ficar mais alertas e denunciar.

Os canais para denúncia, emergência, Patrulha Maria da Penha e a Casa da Mulher Brasileira estão de prontidão e com atendimento 24 horas.

Emergência – 190
Denúncia – 180
Patrulha Maria da Penha (para mulheres com medida protetiva) – 153
Casa da Mulher Brasileira – (41) 3221-2701 | (41) 3221-2710. Endereço: Avenida Paraná, 870 – Cabral. E-mail: cmb@curitiba.pr.gov.br