IPTU 2020: contribuintes terão 8% de desconto para pagamento à vista

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020 começaram a ser entregues para os munícipes de Pinhais. O contribuinte pode garantir 8% de desconto, somente no valor do IPTU, para pagamento à vista. O parcelamento pode ser realizado em 10 vezes, com a primeira parcela no dia 14 de fevereiro e as demais no dia 15 de cada mês. Até a data de vencimento de qualquer parcela, a Guia de Pagamento poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou pela internet. Após essa data o contribuinte deve emitir uma via atualizada no link www.pinhais.pr.gov.br/iptu.

Para quem ainda não recebeu o carnê, também pode emitir pelo link a via para o pagamento do IPTU 2020. Para a impressão é necessário ter em mãos o número da inscrição imobiliária.

É importante ressaltar que no valor a ser pago já está prevista a taxa de coleta de lixo. Neste ano, foi aplicada apenas a inflação medida pelo IPCA, de 3,27% no valor venal do imóvel, ficando abaixo do reajuste do ano anterior.

O valor recolhido fica integralmente nos cofres do município, sendo utilizado pela administração em ações que beneficiam diretamente a população. Parte deste montante é investido nas áreas da saúde e educação, e também na execução de obras de infraestrutura que serão realizadas na cidade durante todo o ano.

Isentos

Alguns contribuintes são isentos do pagamento do imposto. Para quem possui benefício previdenciário de caráter permanente no valor de até um salário mínimo e meio, terreno de até 480 m² e mora em uma residência de até 100 m², pode comparecer ao Departamento de Rendas Imobiliárias até o dia 31 de julho e solicitar sua isenção. Pessoas com deficiência física ou mental e que se enquadrem nos demais requisitos, também podem solicitar a isenção.

Revisão do IPTU

O contribuinte tem direito a solicitar revisão do imposto lançado para 2020, por meio de protocolo que deverá ser aberto até o dia 14/02/2020, no Departamento de Rendas Imobiliárias.

Dívida Ativa

O munícipe que estiver em situação de dívida ativa deverá se dirigir ao Departamento de Rendas Imobiliárias para verificar as possibilidades de parcelamento de seus débitos, sob pena de cobrança judicial e/ou protesto.

Serviço

O Departamento de Rendas Imobiliárias fica na Avenida Camilo Di Lellis, 453, no Centro de Pinhais. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, ininterruptamente. Mais informações pelos telefones (41) 3912-5187 ou (41) 3912-5178.