RMC

Ministério da Saúde interrompe o repasse da vacina contra a gripe

(Foto: PMC)

A Campanha Nacional contra a gripe foi suspensa nesta quarta-feira, 25, – nos 50 pontos do município. A decisão foi adotada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, pois as doses da vacina enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (órgão que regula o setor) se esgotaram no segundo dia.

“Já solicitamos mais doses, porém não há previsão do Estado e do Ministério da Saúde para a reposição. Mas, assim que as vacinas chegarem a secretaria, prontamente, convocará a população”, explicou o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.

Vale ressaltar que o comunicado será feito pelos canais oficiais da Prefeitura de Colombo, ou seja, através do site, redes socias e nas Unidades Básicas de Saúde. De acordo com a pasta o município recebeu cerca de 9 mil doses divididos em dois lotes, nestes dois primeiros dias de vacinação.

“O primeiro dia de imunização nos 26 pontos de vacina aos idosos e outros pontos destinados aos profissionais da saúde contra a gripe – imunizou mais de 6 mil pessoas com mais de 60 anos”, explicou o secretário. Nesta fase – que acontece de 23 de março a 16 de abril – a imunização prioriza idosos de 60 anos ou mais e profissionais da saúde.

Pontos de vacinação

Para garantir a vacina gripe influenza – H1N1 – aos idosos foi montada uma estratégia especial.  Os serviços estavam sendo realizados nas Escolas Municipais, Centros de Convivência e as Unidades Básicas de Saúde do Bacaetava, Belo Rincão e Capivari contaram com tendas nas áreas externas para evitar aglomeração, devido a ameaça do Coronavírus (COVID-19).

A campanha de vacinação foi antecipada devido à pandemia do novo Coronavírus. “Mas, é importante informar a população que a vacina não previne contra o novo vírus. Porém, é necessário proteger os colombenses contra a influenza.  Assim minimizamos o impacto sobre os serviços de saúde”, explicou Dr. Antoninho. Os sintomas da gripe e do coronavírus são semelhantes e essa antecipação tem como principal objetivo reduzir os casos de influenza na cidade.

Sobre a Vacinação contra a Influenza

A campanha que segue até o dia 22 de maio acontecerá em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B).

– Primeira fase: 23 de março a 16 de abril: idosos de 60 anos ou mais e profissionais da saúde;

– Segunda fase: de 16 de abril a 09 de maio: professores de escolas públicas e privadas, doentes crônicos e os profissionais das forças de segurança e salvamento;

– Terceira fase: de 09 de maio (Dia D) a 22 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Serviço:

Site da Prefeitura de Colombo: www.colombo.pr.gov.br