Geral

Nova fase do programa de pavimentação alcança mais 61 ruas

Prefeito Rafael Greca vistoria o início das obras de pavimentação da Av. Visconde de Guarapuava. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

A recuperação da malha viária de Curitiba avança a cada dia. Além das 554 ruas que passaram ou estão recebendo melhorias no pavimento desde 2017, mais 61 serão requalificadas nos próximos meses. São obras de fresa e recape que alcançarão 85.639 metros de vias de 34 bairros da cidade. 

As novas obras foram anunciadas nessa segunda-feira (10/2) pelo prefeito Rafael Greca, durante o início dos serviços na Avenida Visconde de Guarapuava, caminho de quem parte do bairro Alto da XV e segue até o Água Verde.

“Este programa de asfalto atende vias que fazem a ligação entre bairros. Obras importantes que se somam aos investimentos feitos em saúde, segurança, educação, recuperação e conservação da cidade. Nosso meio ambiente está ganhando mais 100 mil árvores e nossos parques estão bem-cuidados”, apontou Greca. 

O prefeito também destacou que, em dias chuvosos, é possível avançar com o trabalho de fresagem, porém na fase de aplicação das camadas de asfalto é preciso ter sol.

“As equipes farão o serviço entre 9h e 17h, para minimizar o impacto das obras no trânsito. A Visconde de Guarapuava atende boa parte da cidade, que vai e volta por aqui, e está sendo requalificada para dar mais segurança e conforto a motoristas e passageiros”, completou Greca.        

Divisão em lotes

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a Visconde de Guarapuava terá 3.760 metros de piso requalificado, no trecho entre as ruas General Carneiro e Cândido Xavier.

“As obras foram divididas em quatro lotes e a Visconde de Guarapuava é a primeira rua do lote 4 a receber as intervenções. Na sequência, outras 18 vias do mesmo lote também terão obras”, explicou o secretário ao citar que os serviços na avenida devem durar de 30 a 45 dias. 

As outras ruas do lote 4 são a Doutor Pedrosa, Cândido Xavier, Comendador Macedo, Tibagi, Baltazar Carrasco dos Reis, Imaculada Conceição, Comendador Roseira, Aluízio Finzeto, Coronel Dulcídio, Cruz Machado, Professor Fernando Moreira, Presidente Taunay, Fernando Simas, Noel Rosa, Jacarezinho, Pedro Nolasko Pizzatto, Alcídes Munhoz e Coronel João Guilherme Guimarães.

19 linhas de ônibus

Além de ser importante ligação entre bairros, o trecho em obras da Avenida Visconde de Guarapuava serve a 19 linhas do sistema de transporte coletivo de Curitiba. A recuperação do pavimento irá proporcionar um trânsito mais seguro para usuários dos ônibus 001 Circular Centro (sentido horário), 010 Interbairros I (sentido horário), 265 Ahu/Los Angeles, 385 Cristo Rei, 387 Palotinos, 461 Santa Bárbara, 462 Petrópolis, 463 Solitude, 465 Erasto Gaertner, 467 Vila Macedo, 468 Jardim Centauro, 470 Guabirotuba, 471 Vila São Paulo, 472 Uberaba, 474 Jardim Itiberê, 475 Canal Belém, 594 Menonitas, 860 Vila Sandra e 861 Tramontina.

Outros lotes

As obras também já começaram na primeira rua do lote 2. Está em andamento o trabalho na Rua João Chede, no trecho de 6.623 metros entre a marginal da Rodovia Régis Bitencourt e a Rua Manoel Waldomiro de Macedo, na CIC.

No Cabral, a Avenida Munhoz da Rocha faz parte do lote 3 e irá receber a partir desta terça-feira (11/2) a requalificação de 1.229 metros do seu piso. Os serviços começam na esquina com a Rua Bom Jesus e seguirão até o encontro com a Avenida Nossa Senhora da Luz. 

Na próxima segunda-feira (17/2) terão início as obras do lote 1. Os serviços começam pela Rua Tenente João Gomes da Silva, no Vista Alegre. Será recuperado o trecho de 175 metros entre as ruas Albino Raschendorfer e Ângelo Zeni.

Histórico

De 2017 até o fim do mês de janeiro de 2020, a Prefeitura levou asfalto novo para 554 ruas de todos os cantos da cidade. São mais de 315 quilômetros (315.725 metros) de pistas com pavimento requalificado.

Como há ruas que receberam melhorias em mais de um trecho, o número de ações de pavimentação ultrapassa a quantidade de vias que hoje apresentam condições de tráfego superiores ao que tinham no passado. Foram realizadas 624 ações de pavimentação. São 563 intervenções concluídas (280.919 metros) e 61 em andamento (34.806 metros).