RMC

Novo Coronavírus faz disparar procura por informações oficiais da Prefeitura

Em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), a procura por informações oficiais da Prefeitura de Araucária sobre temas relacionados à pandemia disparou nos últimos três meses. O acesso aos perfis oficiais de divulgação onde constam, por exemplo, o número de casos confirmados, os tipos de prevenção, detalhes sobre os atendimentos, sintomas e orientações gerais têm mobilizado milhares de pessoas diariamente. O grande acesso mostra a preocupação dos moradores de se informar sobre a pandemia com quem tem as informações confirmadas. Eles sabem que boatos e notícias falsas (fake news), além de gerar pânico, podem ser uma ameaça à saúde de todos.

De 16 de março a 26 de maio, o perfil oficial da Prefeitura no Facebook (www.facebook.com/araucariaoficial teve o engajamento (que é quando as pessoas se envolvem com a publicação através de curtidas, comentários ou compartilhamentos) envolvendo mais de 515 mil pessoas. Neste período, as 42 postagens do “Boletim Coronavírus” tiveram alcance de 726.517 pessoas e engajamento de 74.356 pessoas. As visualizações dessas postagens mais que dobraram em relação ao período anterior deste ano. Os números mostram que, no período citado, cerca de 46 mil pessoas (usuário único) entraram diariamente no perfil da Prefeitura no Facebook para buscar informações, o que equivale a 32% da população de Araucária. Ainda de 16 de março a 26 de maio, houve 17 postagens para divulgar o Disk Corona. Elas tiveram alcance de 134.073 pessoas e engajamento de 2.770 pessoas. 

Outros meios oficiais de divulgação de informações da Prefeitura são: o perfil no Instagram (www.instagram.com/araucariaoficial), o do Telegram (t.me/s/pma_oficial) e o portal na internet (www.araucaria.pr.gov.br). No portal da Prefeitura na internet há uma página específica sobre o novo Coronavírus com informações gerais, o boletim de casos, diversos documentos de saúde e links úteis.

COMPROMISSO

A Prefeitura tem prezado não apenas por divulgar informações corretas, mas por apresentá-las da melhor maneira para que seja compreensível ao máximo de pessoas. O desafio é explicar os protocolos, os diferentes testes e situações relacionadas à pandemia de uma maneira acessível, afinal, todos têm direito à informação. E informação confiável tem sido arma fundamental no combate contra o novo Coronavírus. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS) tem o compromisso de levar à população de Araucária somente as informações que os órgãos de saúde atestam com base em estudos científicos.

DISK CORONA

Antes de buscar atendimento direto no Centro Centro Especial de Combate ao Coronavírus de Araucária, o morador pode ter orientações sobre sintomas e atendimentos relacionados ao novo Coronavírus por meio do Disk Corona. O atendimento telefônico com profissionais da saúde ocorre pelo número 0800-6425250 (ligação gratuita), das 7h às 19 horas, todos os dias).