Obras fortalecem áreas social, da educação e do transporte

Estruturas novas, outras bem-cuidadas por reformas e reparos dão condições ideais para o desenvolvimento humano e acolhem a população. Investir em melhorias para as escolas municipais, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em centros de assistência social (Cras e Creas), clubes da gente, armazéns da família, terminais do sistema de transporte coletivo, entre outros, é mais que um dever e foi encarado como missão a ser cumprida pelo prefeito Rafael Greca nos últimos quatro anos de gestão.

Entre 2017 e novembro de 2020, o Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas executou 49 serviços de construção, reforma e reparos. Outras duas intervenções estão em andamento.

“Preservamos e melhoramos o patrimônio da cidade e dos curitibanos. Recuperamos o sentimento de pertencimento da nossa gente, que sempre gostou de ver Curitiba bem-cuidada”, disse Greca.

Entre os trabalhos já concluídos estão a construção dos CMEIs Vila Verde ll e Parque Industrial (CIC), União Ferroviária ll (Uberaba), Novo Mundo (Novo Mundo) e Vila Nori I (Pilarzinho), além das quadras cobertas das escolas municipais Sonia Maria Kenski (Santa Felicidade) e Walter Hoerner (Mossunguê).

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, exaltou o trabalho feito em conjunto com as demais secretarias e qualificou a parceria com a área da Educação.

“Todas as obras executadas ou em execução pela Prefeitura guardam com elas a força de mudar a vida da população para melhor. Mas, talvez, nenhuma outra obra tenha mais significado que a melhoria da estrutura de uma escola. Mostra o bem que queremos para nossas crianças e para o futuro da cidade”, disse Rodrigues. 

Saúde e assistência social

As áreas social e de saúde foram reforçadas pela construção do Creas Boa Vista, do Cras Vila Verde (CIC) e Monteiro Lobato (Tatuquara); dos Clubes da Gente Boa Vista (Bairro Alto) e Santa Felicidade; pela reforma e readequação do Restaurante Popular do Viaduto do Capanema (Cristo Rei); pela reforma e ampliação do CEL Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz (Centro); pela construção do remanescente da Unidade de Saúde Jardim Aliança (Santa Cândida); pela reforma e ampliação do Centro Dia Amigo Curitibano Boqueirão.

Alimentação

Para melhor receber seus beneficiados, Armazéns da Família estão mais confortáveis. O Armazém da Família Maria Angélica, no Pinheirinho, foi completamente requalificado e outras unidades tiveram os pisos substituídos.

Transporte

O transporte público já conta com a modernização e ampliação do Terminal Santa Cândida, na Regional Boa Vista, e a implantação da estação-tubo PUC, na Linha Verde, no Prado Velho. O miniterminal atende, a princípio, usuários de cinco linhas de ônibus, mas o local também será ponto de embarque e desembarque do Expresso Ligeirão, que possibilitará a integração entre Norte e Sul de Curitiba.

Mais obras

Outros exemplos de obras entregues que deixam sua marca na história de Curitiba foi a ampla reforma do Cine Passeio, no Centro, e a construção da Fazenda Urbana, no Cajuru. O projeto revolucionário e inédito no Brasil é dedicado à educação para prática agrícola sustentável nas cidades.

Os alimentos produzidos na Fazenda Urbana, entre outros destinos, servem entidades parceiras na distribuição gratuita de comida saudável do programa Mesa Solidária, que atende pessoas vulneráveis e em situação de rua. A exemplo do que faz a instituição Terreiro da Vovó Benta.

"Os alimentos frescos e sem agrotóxicos da Fazenda Urbana são doados a famílias atendidas pelo Terreiro no Bairro Alto e também usados no preparo dos lanches que servimos gratuitamente nos pontos do Mesa Solidária, no Restaurante Popular do Capanema e no Centro POP Plínio Tourinho", contou Lilian Maria Dallastra, representante do Terreiro Vovó Benta.

Obras em andamento

Entre os serviços que estão em andamento está a construção do Terminal Tatuquara, com previsão de entrega para o primeiro semestre do próximo de 2021. Trata-se do 24.º terminal da Rede Integrada de Transporte Coletivo de Curitiba e facilitará o ir e vir dos moradores da região. 

Ainda está sendo feita a implantação de nova rede elétrica na Usina de Asfalto Sul, na Regional CIC.

Principais obras concluídas nas regionais

– Construção dos Creas Boa Vista (Regional Boa Vista) e dos Cras Vila Verde (CIC), Bairro Alto (Boa Vista) e Monteiro Lobato (Tatuquara).

– Reforma e ampliação do CEL Dirceu Graeser da Praça Oswaldo Cruz (Matriz).

– Construção da Unidade de Saúde Jardim Aliança (Boa Vista).

– Reforma e readequação do Restaurante Popular do Capanema (Matriz).

– Construção dos Clubes da Gente Boa Vista (Boa Vista) e Santa Felicidade (Santa Felicidade).

– Requalificação e reforma do Cine Passeio (Matriz).

– Construção dos CMEIs Vila Verde ll (CIC), Novo Mundo (Pinheirinho), Vila Nori I (Boa Vista), Parque Industrial (CIC) e União Ferroviária ll (Cajuru).

– Requalificação e reforma do Armazém da Família Maria Angélica (Pinheirinho) e troca de piso dos armazéns Bairro Alto (Boa Vista), Vila Oficinas (Cajuru), Vila Sandra (CIC), Fazendinha (Portão), Caiuá (CIC) e Pinheirinho (Pinheirinho).

– Complementação da reforma e ampliação do Terminal Santa Cândida (Boa Vista).

– Construção das quadras cobertas das escolas municipais Sonia Maria Kenski (Santa Felicidade), Padre José de Anchieta (Portão), Cerro Azul (Boa Vista), Walter Hoerner (Santa Felicidade) e Theodoro de Bonna (Boa Vista),

– Reforma e ampliação do Centro Dia Amigo Curitibano Boqueirão (Boqueirão).

– Reparos e manutenção da Casa Klemtz (Portão), – Museu Municipal de Artes – Muma (Portão) e Palacete Wolf (Matriz).

– Implantação da estação-tubo PUC (Matriz).

– Reforma da sede da Guarda Municipal (Matriz).

– Implantação da Fazenda Urbana Cajuru – Regional Cajuru.

– Reforma e manutenção da cobertura e demais espaços do Palácio 29 de Março (Matriz). 

Obras em andamento

– Construção do Terminal Tatuquara (Tatuquara)

– Implantação de nova rede elétrica na Usina de Asfalto Sul (CIC)