Geral

Obras na Regional Matriz refletem na vida de curitibanos de toda a cidade

O programa da Prefeitura já recuperou com pintura nova e antipichação 50 imóveis públicos e particulares no setor histórico da cidade. (Foto: Luiz Costa /SMCS.)

A região central de Curitiba vive uma grande requalificação urbana. Obras e serviços da Prefeitura beneficiam moradores dos 18 bairros da Regional Matriz e milhares de curitibanos de todas as partes a cidade que circulam diariamente pelo coração da capital.

Para programar novas melhorias, na quinta-feira (26/9), moradores e comerciantes da Regional Matriz têm um encontro com a Prefeitura nos Bairros. O prefeito Rafael Greca receberá pessoalmente as demandas e discutirá com a população as prioridades para 2020. O encontro será às 16h, na Paróquia Imaculada Coração de Maria, no Rebouças.

O Rosto da Cidade, Cine Passeio, revitalização do Passeio Público e das praças e ruas; iluminação pública moderna e mais eficiente, Ligeirão, mais Guardas Municipais circulando, novos ônibus e várias outras iniciativas públicas têm melhorado a vida das pessoas e revigorado a paisagem e o ambiente urbano de Curitiba.

“Além de ser cartão-postal e o berço da nossa urbanidade, e é onde turistas e curitibanos de todas as partes se encontram. Cuidar dessa região é também cuidar de toda Curitiba”, diz o prefeito Rafael Greca.

Há dois anos e meio, ações de limpeza e plantios de flores nos canteiros das praças e em espaços públicos são feitos frequentemente, uma rotina de manutenção e de cuidado com a cidade. Nesse período, mais de 300 mil flores foram plantadas na Regional Matriz.  

Memória de Curitiba

O programa Rosto da Cidade da Prefeitura já recuperou com pintura nova e antipichação 50 imóveis públicos e particulares no setor histórico da cidade. Espaços como o Palacete Wolf, Cinemateca, Capela Santa Maria, Solar do Barão entre outros prédios de valor histórico e cultural da cidade foram contemplados com melhorias de fachada.

Na Praça João Cândido, o Belvedere, uma construção da década de 1910 que estava abandonada por anos, será entregue até o fim deste ano completamente revitalizada e ocupada pela Academia Paranaense de Letras. Um café em parceria com SESC/SENAC encherá o lugar de charme.

Obras de mobilidade na Rua Voluntários da Pátria, nas calçadas da Rua São Francisco e acessibilidade no Largo da Ordem integram o pacote do Rosto da Cidade para valorizar os pedestres, potencializar o comércio e atração turística e de lazer nesses trechos.

Passeio Público e cinema

O Passeio Público, parque mais antigo da cidade passa por uma grande obra de revitalização. A Prefeitura retirou estruturas velhas e sem uso e o parque mais antigo da cidade está recebendo obras de infraestrutura, paisagismo e uma iluminação especial.

No mesmo eixo está o Cine Passeio, um novo complexo cultural da cidade, com duas salas de cinema e estrutura para formação audiovisual e inovação na área da economia criativa. 

Com menos de um ano em atividade, o Cine Passeio virou umas das estrelas culturais da região central. Milhares de pessoas frequentam as duas salas de cinemas, cursos e palestras oferecidas no local.  

Ligeirão e novos ônibus 

Desde março de 2018 o ligeirão passou a circular pelas canaletas de ônibus expressos que cortam a região central de Curitiba, ligando o Santa Cândida à Praça do Japão. É a primeira etapa do ligeirão Norte-Sul (Santa Cândida – Pinheirinho).

A ativação da linha Ligeirão só foi possível com o programa de renovação da frota do transporte coletivo, retomada em 2017 após quatro anos de paralisação.

Hoje, boa parte dos 262 novos ônibus também passam pelas ruas dos bairros da Matriz embarcando e desembarcando diariamente milhares de pessoas que usam a região central para trabalho ou lazer.

Serviço

Prefeitura nos Bairros – Matriz
Dia: 26/9
Horário: 16h
Local: Paróquia Imaculada Coração de Maria -
Av. Pres. Getúlio Vargas, 1193 - Rebouças