Geral

Operação Natal terá o reforço de 189 novos guardas municipais

Nova turma de Guardas Municipais na Academia da Guarda, na CIC. (Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Parques, praças e ruas da região central de Curitiba vão ganhar um reforço das rondas da Guarda Municipal nos próximos dias. A partir desta sexta-feira (29/11) mais 189 novos guardas municipais vão começar a fazer um estágio supervisionado pelas ruas da cidade. 

O novo efetivo já vai atuar a Operação Natal, que vai reforçar a segurança nas ruas da cidade a partir de segunda-feira, dia 2 de dezembro.

A cerimônia de início do estágio supervisionado foi feita na Academia da Guarda Municipal, na CIC, nesta quinta-feira (28/11), e contou com a presença do vice-prefeito Eduardo Pimentel, do secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, e dos superintendentes da Defesa Social, Odgar Nunes Cardoso, e da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior. 

“Desejamos a todos vocês uma estada longa dentro da Prefeitura de Curitiba. Vocês já têm uma missão muito importante, que é o início da Operação Natal. Valorizamos muito a integração com a Polícia Militar, Civil e Federal, mas o mais importante é a valorização permanente da Guarda Municipal”, afirmou o vice-prefeito Eduardo Pimentel, lembrando que serão 460 novos guardas contratados até o ano que vem.

Acompanhamento nas ruas

Os 189 novos guardas municipais serão acompanhados nas ruas por supervisores, profissionais mais experientes da corporação. Esta é a última etapa do curso de formação dos novos guardas municipais. 

Essa 28ª turma de novos guardas começou o curso de formação no mês de agosto desde ano e agora vai colocar em prática tudo o que aprendeu.

Todos os 189 novos guardas receberam, nesta quinta-feira (28/11), um kit de segurança para o trabalho, com colete balístico e cinto de guarnição. Durante o evento do início do estágio supervisionado os guardas marcharam pela primeira vez usando a farda da Guarda Municipal. 

Também acompanharam a solenidade o diretor do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor José Carlos Felipus Costa, o coordenador do Centro de Operações da Defesa Social, inspetor Delvanio Speck, a gerente de Certificação e Documentação do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal de Curitiba, inspetora Sonia Valci, chefes de Núcleos Regionais da Guarda Municipal, inspetores, supervisores, Guardas Municipais, servidores da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito, os administradores regionais do Portão/Fazendinha, Gerson Gunha, da CIC, Raphael Keiji, e os vereadores Edson do Parolin e Beto Moraes.