Pinhais

Pinhais completa 28 anos e é destaque no cenário econômico estadual

Av. João Leopoldo Jacomel. (Foto: Roberto Dziura Jr.)

A cidade de Pinhais completa nesta sexta-feira, dia 20 de março, 28 anos de emancipação. Apesar da jovialidade, o município destaca-se no cenário estadual por ser uma referência em diferentes aspectos, e estar entre as principais economias do Paraná, um ponto confirmado pelos números.

Com a 14ª maior arrecadação do Estado, Pinhais é dona de um forte polo industrial, com aproximadamente 11 mil empresas, com destaque para a indústria de metal mecânica, plásticos e prestação de serviços. Nos últimos dados apresentados pelo índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, foi apontada como uma das cidades mais desenvolvidas da Região Metropolitana de Curitiba.

E mesmo com um grande polo industrial, a cidade não para de crescer, pois novas empresas escolhem o município para se instalar e abrir seus negócios. Isso é resultado de uma série de incentivos para atração de empreendimentos, como o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Pinhais - Proindesp, a redução da carga tributária, entre outros benefícios, além de suas próprias características.

Pinhais é uma cidade que tem excelente infraestrutura, com quase 100% das vias pavimentadas. É a mais próxima da capital do Estado, a 8,9 quilômetros da região central. Faz divisa com Colombo, Curitiba, Quatro Barras, São José dos Pinhais e Piraquara, localizada em um ponto privilegiado com fácil acesso a algumas das principais rodovias, como a São Paulo (BR-116), a Santa Catarina (BR-376) e ao litoral paranaense (BR-277), além do Aeroporto Afonso Pena.

A instalação de novas empresas reforça a importância do município no cenário econômico estadual e a sua atuação, com a realização de parcerias, apoio e ao oferecer condições de se gerar bons negócios.Nos últimos anos, diversas redes de supermercados do Estado abriram unidades em Pinhais. Grandes, médias e pequenas empresas também escolheram Pinhais para se fixar.

A vinda de novos empreendimentos se deve às características e incentivos ofertados pelo município que realiza parcerias e dá apoio para a instalação das empresas. O município realiza um trabalho com agilidade para cumprir os aspectos legais do processo, contribuindo para a contratação de mão de obra, por meio de seleção da Agência do Trabalhador e auxiliando a organização da procura para aquisição do espaço, ou o terreno para a construção do empreendimento. Além disso, outra vantagem é o grande potencial do município que possui mais de 132 mil habitantes, sem contar a quantidade de moradores de regiões próximas.

Todos estes aspectos, aliados aos constantes investimentos em todas as áreas, com destaque para a econômica, educação, saúde e infraestrutura, o jovem e menor município do Paraná está despontando cada vez mais. Ao completar quase três décadas, Pinhais segue em franco crescimento e desenvolvimento, enfrentando os desafios com responsabilidade e priorizando o respeito e atenção à sua população.