Paraná

Portos do Paraná adota copos sustentáveis de uso contínuo

(Foto: Claudio Neves)

Os funcionários da empresa pública Portos do Paraná receberão a partir desta terça-feira (11) copos sustentáveis, para uso contínuo, no ambiente de trabalho. A iniciativa é uma forma de preservar o meio ambiente e diminuir a geração de lixo. Serão eliminados compra e uso de copos plásticos descartáveis. 

A ação também reforça o compromisso com o pacto Global das Nações Unidas e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o Milênio. “A Portos do Paraná tem um trabalho intenso de cuidado com a natureza e essa atenção deve refletir em todos os aspectos da nossa empresa. É importante que nossos funcionários apoiem e façam parte da mudança, que parece pequena, mas que tem um impacto transformador gigantesco”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Em 2019, o reconhecimento internacional fez com que a Portos do Paraná fosse a única do setor portuário convidada para palestrar em um dos eventos paralelos oficiais da Conferência das Partes sobre Mudança Climática da ONU (COP-25), em Madri, na Espanha.

“Os copos descartáveis serão usados apenas em reuniões. Serão copos de papel, oriundos de fonte de matéria prima renovável, de florestas plantadas, que ao longo de sua cadeia produtiva também sequestram carbono da atmosfera”, explica João Paulo Ribeiro Santana, diretor de Meio Ambiente.

“A ideia é mudar toda uma percepção dos colaboradores e implantar um conceito de olhar para a matéria prima daquilo que estamos consumindo e também ao longo, depois do descarte, sobre o que isso causa de impacto no meio ambiente”, afirma.