Prefeitura de Pinhais alerta para necessidade de reforço da vacina contra a febre amarela

A Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para a necessidade de reforço da vacina contra a febre amarela. A dose é indicada para crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A dose de reforço também é indicada para os que receberam apenas uma dose de vacina antes dos 5 anos de idade.

Já as pessoas que foram vacinadas com uma dose, com 5 anos de idade ou mais, não necessitam de reforço. Esta é uma orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e tem como base o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A febre amarela é uma doença grave, com alto índice de mortalidade, e a vacina é a melhor forma de prevenção. Toda pessoa com idade de 9 meses a 59 anos deverá ter uma dose comprovada. As contraindicações para a vacinação são: mulheres amamentando crianças menores de 6 meses, pessoas com doenças  ou em tratamento que diminuem a imunidade, além disso, idosos e gestantes necessitam de avaliação médica para vacinação.

Serviço

As doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família de Pinhais.