Primeira dose da CoronaVac é aplicada em técnica de enfermagem em Colombo

Em ato para simbolizar o início da vacinação em Colombo, a técnica de enfermagem, Inez Neves de Miranda, 59 anos, foi a primeira pessoa do município a receber a dose inicial da CoronaVac nesta terça-feira (19). A técnica é uma das servidoras com mais tempo de carreira e atua na linha de frente no combate a pandemia.

Após um sorteio, a honra de aplicar a primeira dose em solo colombense foi da enfermeira Priscila Mingorance, na Unidade de Saúde Fátima no bairro Monza.

O prefeito Helder Lazarotto e o vice, Professor Alcione, acompanharam de perto o primeiro carregamento das vacinas na Central de Apoio Metropolitana em Piraquara, o desembarque em Colombo e o momento histórico da primeira aplicação da CoronaVac no município. “É um dia muito importante e nos sentimos privilegiados em participar deste feito. Nos preparamos para este momento, e às 10h30 desta quarta-feira (20) iniciaremos oficialmente a aplicação das primeiras doses. Mesmo assim, vale lembrar que a população deve continuar se protegendo. Com a chegada de novos lotes e a oferta de outras vacinas,nossa expectativa é erradicar a Covid-19 de Colombo”, disse o prefeito.

A secretária Municipal de Saúde, Dra. Rosalba Shülli dos Anjos e sua equipe também acompanharam o tramite do carregamento dos insumos e da vacina. Ela falou sobre todo o processo até a aplicação da primeira dose na servidora Inez. “Nos preparamos muito para chegar até aqui. Iniciar a imunização em uma profissional com anos de dedicação à saúde, emocionou a todos nós. A partir de agora, temos o desafio de aplicar as primeiras 1.037 vacinas seguindo o Plano Municipal de Imunização (PMI) e aguardar os próximos lotes para continuar este trabalho”.

Momento histórico

Antes de receber a vacina, a técnica em enfermagem contou como foi receber a notícia de que seria a primeira cidadã do município a ser imunizada. “Quando me contaram confesso que chorei de emoção. Esperamos tanto por este momento e hoje estou aqui, pronta para vacinar”.

Após a aplicação, a enfermeira Priscila Mingorance contou que se sentiu muito orgulhosa por participar diretamente deste dia histórico. “Fiquei muito feliz. Minutos antes da aplicação, a emoção tomou conta e acabei ficando um pouco nervosa, mas no fim deu tudo certo”.