RMC

Projeto de formação continuada na Educação Infantil de Araucária é vencedor do Prêmio Gestor Público Paraná

(Foto: SMCS)

O projeto "Psicomotricidade e Afetividade: O Comprometimento Afetivo no Fazer Pedagógico - Formação In Loco", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED/Departamento de Educação Infantil), foi um dos vencedores do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). O projeto visa proporcionar aos profissionais da Educação Infantil (que atuam com crianças de 0 a 3 anos) formações continuadas diretamente nas unidades de ensino e respeitando as especificidades de cada uma dessas unidades. A formação contempla um total de 416 profissionais em 38 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o que terá impacto direto na melhoria do atendimento de 2.965 crianças.

A realização do projeto de formação continuada diretamente nas unidades de ensino, ação doa equipe do Departamento de Educação Infantil, visa atingir o máximo de profissionais e respeitar as especificidades de cada local. A carga horária é de 12 horas, sendo, 4 horas com formação presencial no próprio CMEI, 4 horas de palestra/curso e as outras 4 horas via on-line.

Segundo o projeto, uma equipe da SMED realiza a visita ao CMEI visando conhecer "a realidade local, os materiais disponíveis, a rotina da unidade em questão e, principalmente, democratizar todo o processo junto aos profissionais da unidade". Após a visita, esta equipe elabora estratégias próprias para cada unidade e suas demandas. A unidade recebe o planejamento realizado, um indicador de qualidade e a data em que o projeto de formação continuada será aplicado e desenvolvido. A formação presencial dos profissionais ocorre junto com as crianças e tem duração de 4 horas. Há ainda uma análise dos resultados obtidos desta formação, bem como, se for necessário, a definição de outras estratégias para uma formação ser realmente eficaz.

Esta edição do Prêmio Gestor Público Paraná contou com 208 projetos cadastrados de 82 municípios do Estado. A solenidade de premiação dos projetos vencedores ocorrerá em 12 de novembro, na Assembleia Legislativa do Paraná.