Geral

Rafael Greca é eleito novo presidente da Assomec

Prefeito Rafael Greca é eleito presidente da Assomec, Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, é o novo presidente eleito da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) para o biênio 2021-2022. A eleição da chapa União, encabeçada por Greca, foi realizada na manhã desta quarta-feira (6/1), no Salão de Atos do Parque Barigui, e reuniu parte dos 29 prefeitos da Grande Curitiba. A chapa foi a única inscrita e eleita por unanimidade.

Ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel, que tem acompanhado de perto diversas pautas relativas à integração de Curitiba com os municípios da região metropolitana, o prefeito Rafael Greca enfatizou no início de seu discurso: “A grande Curitiba é uma só”.

Ele lembrou que além da malha urbana com as nove cidades conurbadas, Curitiba é uma só quando se fala do segundo anel de cidades.

“Temos a visão de um mercado comum metropolitano, que deve ser incentivado”, declarou o prefeito, que destacou ainda que considera fundamental o equilíbrio fiscal dos municípios.

Medidas conjuntas

Greca citou entre os exemplos os 47 Armazéns da Família e o Conresol (Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos), formado por 23 municípios com 3 milhões de habitantes e que é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos.

Anunciou ainda que Curitiba está disposta a criar um consórcio metropolitano de Educação e defendeu um plano metropolitano de turismo e cultura. “Podemos montar um grande programa de retomada econômica para gerar produtos turísticos nas cidades da Região Metropolitana de Curitiba”, afirmou.

O prefeito de Curitiba também falou da necessidade de as cidades avançarem na área de abastecimento de água e sugeriu a criação de um consórcio metropolitano de habitação.

Na avaliação de Greca, é preciso avançar na área de transporte coletivo. “Precisa haver um Consórcio Metropolitano de Transporte e uma agência metropolitana de transporte. E se queremos integração e qualidade, isso tem custo. Curitiba não se furta de colocar sua contribuição nesta grande rede. Mas pesa sobre todas as prefeituras uma corresponsabilidade”, alertou o novo presidente da Assomec.

Ele colocou à disposição das prefeituras a estrutura da Escola de Administração Pública do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), para treinar suas equipes. “Que a qualidade dos serviços da Prefeitura de Curitiba seja extensiva às cidades metropolitanas”, afirmou.

Rafael Greca foi enfático ao falar do novo coronavírus. “Temos que usar o nosso peso político na instituição de um plano nacional. Temos que defender a vida, o respeito às normas sanitárias, somado à vacinação, medidas que vão nos conduzir à retomada do desenvolvimento econômico”, disse.

Grande Curitiba mais forte

A eleição e posse da diretoria executiva e do Conselho Fiscal da Assomec foi presidida pelo prefeito de Almirante Tamandaré e presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), Gerson Colodel.

O novo 1º vice-presidente da Assomec e prefeito de Campo Magro, Claudio Cesar Casagrande, lembrou que todos os municípios têm coisas boas. “Esta nossa parceria pode deslanchar sem divisões. Nós defendemos a união de Curitiba e região metropolitana”, argumentou. Casagrande ressaltou a importância do uso da tecnologia e da inteligência em áreas como mobilidade e transporte coletivo.                          

O 2º vice-presidente eleito e prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanett, defendeu a continuidade do fortalecimento da Região Metropolitana de Curitiba, com a adequação e implantação da estrutura da Assomec. Greca, Casagrande e Bihl agradeceram ao agora ex-presidente Marcio Wozniak.

O ex-prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Assomec pelo mandato 2019-2020, Marcio Wozniak, apresentou as atividades desenvolvidas em sua gestão e falou da importância das parcerias entre a Associação e o Governo do Estado, a Associação de Municípios do Paraná e o Conselho Nacional de Municípios.

Ele destacou o Fórum Metropolitano de Combate à covid-19, que realizou 36 reuniões em 2020, para a definição de ações conjuntas entre os municípios. Nos dois últimos anos, a Associação da Região Metropolitana de Curitiba promoveu ainda cursos de qualificação para gestores, catalogou áreas no Fórum Metropolitano de Turismo, integrou o Invest Paraná, programa de atração de negócios, debateu o pedágio no Paraná.

Antes da eleição, os prefeitos presentes fizeram uma oração pelo prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, que está internado devido ao coronavírus.

Presenças

Estavam presentes à eleição da diretoria da Assomec os prefeitos de Agudos do Sul, Jesse da Rocha Zoellner; Balsa Nova, Marcos Zanetti; Cerro Azul, Patrick Magari (eleito 1º suplente do Conselho Fiscal); Colombo, Helder Luiz Lazarotto (eleito membro do Conselho Fiscal); Itaperuçu, Neneu Artigas; de Piên, Maicon Grosskopf (eleito tesoureiro); Piraquara, Josimar Fróes (eleito membro do Conselho Fiscal); Quatro Barras, Loreno Tolardo; Rio Negro, James Karson Valério (eleito presidente do Conselho Fiscal); São José dos Pinhais, Margarida Maria Singer; Tijucas do Sul, José Altair Moreira; Tunas do Paraná, Marco Antônio Baldão (eleito 2º suplente do Conselho Fiscal).

Também participaram o secretário municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, Leverci Silveira Filho, o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, a assessora especial do gabinete, Cibele Fernandes Dias, e o deputado estadual Alexandre Curi.

Saiba como ficou a nova diretoria da Assomec para o biênio 2021-2022

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Rafael Greca de Macedo – prefeito de Curitiba

1º vice-presidente: Claudio Cesar Casagrande – prefeito de Campo Magro                          

2º vice-presidente: Bihl Elerian Zanett – prefeito de Campina Grande do Sul           

Secretária: Margarida Maria Singer – prefeita de São José dos Pinhais                

Tesoureiro: Maicon Grosskopf – prefeito de Piên                                      

CONSELHO FISCAL

Presidente: James Karson Valério – prefeito de Rio Negro

Membros:

Helder Lazarotto – prefeito de Colombo

Josimar Fróes – prefeito de Piraquara  

Suplentes:

1º suplente - Patrik Magari – prefeito de Cerro Azul

2º suplente - Marco Antonio Baldão – prefeito de Tunas do Paraná