Geral

Sábado é dia de prevenir a cegueira da diabetes no Retina do Bem

(Foto: Valdecir Galor/SMCS (arquivo))

Neste sábado (9/11), pacientes que fazem controle de diabetes nas unidades de saúde de Curitiba vão participar de uma ação de prevenção à retinopatia diabética. O Retina do Bem e o Mutirão da Diabetes, eventos que visam a prevenção de complicações decorrentes da doença, serão realizados na Praça Ouvidor Pardinho, das 9h às 16h.

No Retina do Bem, pessoas com diabetes farão o exame de “Fundo de Olho”, que pode diagnosticar a retinopatia diabética, uma complicação que ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina. O trabalho vai mobilizar 500 voluntários - 60 são médicos.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, explica que a ação faz parte do protocolo de atendimento dos pacientes diabéticos acompanhados nas unidades de saúde. Esses pacientes precisam realizar exames oftalmológicos uma vez por ano.

“Com um esforço concentrado, poderemos atender milhares de pacientes com diabetes que ainda não realizaram exames oftalmológicos neste ano. Assim, agimos rápido no diagnóstico e tratamento”, afirma Márcia.

A atividade é uma parceria entre o Oftalmo Curitiba – Hospital da Visão, o Centro Paranaense de Oftalmologia e a Prefeitura de Curitiba. O objetivo é ampliar a oferta do atendimento oftalmológico aos pacientes diabéticos na cidade.

Os pacientes que apresentarem alterações no exame serão encaminhados às unidades de saúde para acompanhamento e tratamento.

As aplicações de laser ou cirurgias não custam nada para o paciente. O encaminhamento será feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A cegueira

Com o passar dos anos, o pacientes com diabetes vai sofrendo lesões nos pequenos vasos sanguíneos, especialmente no fundo do olho, o que causa a retinopatia diabética. 

Para o médico oftalmologista João Guilherme Oliveira de Moraes, especialista em retina e vítreo e idealizador do Retina do Bem, a avaliação é importante porque a doença tem rápida evolução e é irreversível e o diagnóstico precoce aponta o caminho para o eventual tratamento.

“Quando a doença está início, o paciente é encaminhado para sessões de fotocoagulação a laser ou cirurgia, para interromper a progressão da cegueira”, disse o médico.

Mutirão de Diabetes 

Simultaneamente ao Retina do Bem, o 7º Mutirão Diabetes vai ofertar aferição de glicemia e pressão arterial e orientações sobre doenças cardiovasculares, nutrição, atividade física, prevenção da obesidade, uso e descarte corretos de medicamentos. 

Diabetes é uma doença crônica e ocorre quando o corpo não produz insulina (hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue) ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Serviço: Retina do Bem 2019 e 7º Mutirão Diabetes Curitiba

Data: sábado (9/11)
Horário: das 9h às 16h
Local: Praça Ouvidor Pardinho – Rua 24 de maio, S/N, Rebouças