RMC

Sábado tem “Dia D” de vacinação contra o sarampo

(Foto: PMFRG)

Neste sábado (30) de novembro será o “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo para jovens de 20 a 29 anos. As Unidades de Saúde Eucaliptos, Canaã, Iguaçu, Nações, Hortência, Pioneiros, Santa Maria, São Sebastião e Estados estarão abertas das 8 às 17 horas.
Mesmo adultos que já receberam a vacina na infância devem ir a Unidade para a verificação do cartão vacinal. A exceção fica para quem já se imunizou na campanha deste ano com as duas doses da vacina em decorrência do surto que acomete o país.
Esse público-alvo de 20 até 29 anos é o de maior incidência nos casos de sarampo registrados no país. O adulto deve ter registrado no cartão duas doses da vacina contra o sarampo após alteração feita pelo Ministério da Saúde, que aconteceu em 2017. Como é uma mudança recente, muitos adultos de 20 a 29 anos têm apenas uma dose, o que não assegura a proteção contra o vírus. A média de vacinação mostra isso, são muitas pessoas ainda que não estão com o esquema completo. Com a campanha, é possível verificar o cartão dessas pessoas e garantir que fiquem protegidas.
A Vigilância em Saúde ainda lembra que todas as Unidades estão atendendo na sala de vacina todos os dias da semana.

É de suma importância que as pessoas nessa faixa etária levem sua carteirinha de vacinação e procurem a Unidade de Saúde até às 16h para os devidos registros no sistema de vacinação. Quem não tem carteirinha, ganhará uma nova carteira, caso haja indicação de receber a dose da vacina.