Geral

Santos Andrade se transforma em parque de diversão para crianças e adultos

Natal Luz dos Pinhais 2019 - Primeiro dia de funcionamento da Vila Electrolux, com Roda Gigante e diversas atrações espalhadas pela Praça Santos Andrade. (Foto: Daniel Castellano / SMCS)

A noite de quinta-feira (28/11) foi de festa na Santos Andrade, a praça da Universidade Federal do Paraná, no Centro. Pelo segundo consecutivo a praça recebeu uma roda-gigante de 20 metros de altura, que está aberta ao público de graça de quinta-feira a domingo, até 23 de dezembro (horários abaixo.)

A roda-gigante faz parte da Vila de Natal Electrolux, que integra a programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2019. Do alto, a visão privilegiada permite enxergar parte do Centro da capital iluminado. A praça pode ser vista em toda a sua extensão, desde o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, de um dos lados, até o Teatro Guaíra, na outra extremidade.

Os primeiros da fila que aguardavam o início do funcionamento da roda-gigante eram os irmãos Pedro, de 10 anos, e Vagner Santos, de 9. “Ano passado eu fui pela primeira vez. Dá para ver tudo”, disse Pedro admirado. “No começo dá um pouco de medo, mas eu superei”, contou o eufórico menino.

Logo depois deles, estavam a operadora de caixa Carmen Josiane Anselmo e o filho Miguel Anselmo de Souza, de 8 anos. “Hoje estou de folga, quis trazer ele aqui. Chegamos mais ou menos às quatro da tarde”, contou Carmen, que mora no Cajuru.

Miguel não escondia a expectativa pelo momento de subir na roda-gigante. A fila contornava a fachada da UFPR.

Luz e emoção

A inauguração da Vila de Natal Electrolux teve a participação da Banda Lyra. Personagens completaram o ambiente e prepararam o público para o momento em que as luzes das atrações da praça foram acesas pela primeira vez.

Um dos momentos de maior emoção aconteceu quando a roda-gigante, já iluminada, se movimentou e em uma das gôndolas estava Papai Noel, que foi recebido com euforia pelas crianças.

Ele, as autoridades presentes e o público que prestigiou a festa percorreram a Vila de Natal juntos até a Casa do Papai Noel, instalada diante da fonte, bem no meio da praça.

Capital do Natal

O vice-prefeito Eduardo Pimentel participou da inauguração da Vila de Natal Electrolux. “Trago um abraço do prefeito Rafael Greca”, disse à plateia que lotou a Praça Santos Andrade.

Ao lado do vice-presidente de Operações da empresa, Ramez Chamma, Pimentel ressaltou que a Electrolux transformou um dos pontos mais importantes do Centro de Curitiba.

“Convido as famílias curitibanas para que venham apreciar a Praça Santos Andrade. Curitiba já é a capital da inovação, a capital do transporte público. Que ela seja a capital do Natal entre as capitais do Brasil”, disse o vice-prefeito ao lembrar de outros espaços da cidade, como o Passeio Público, que também têm atrações de Natal.

Chamma enfatizou que o Natal é um momento de fraternidade. “Esta praça transformada é uma das formas que nós encontramos para retribuir o carinho de Curitiba pela Electrolux, que está na cidade há mais de 40 anos”, declarou.

A diretora de Marketing Brasil da Electrolux, Andreza Santana, manifestou a importância da Vila de Natal para a empresa. “Este é o segundo ano, mas para nós já parece uma tradição. A Electrolux tem uma história próxima a Curitiba. A praça é um espaço democrático onde as pessoas se encontram. O Natal de Curitiba está se tornando um Natal cada vez mais lindo”, comemorou.

Casa do Papai Noel e muito mais

Além da roda-gigante, a Vila de Natal Electrolux tem Casa do Papa Noel iluminada e decorada e um espaço intitulado Cozinha Electrolux equipado para aulas show de gastronomia gratuitas com chefs de restaurantes da cidade.

O cardápio variado de receitas natalinas será demonstrado em sete aulas a cada fim de semana com duração de uma hora aproximadamente e degustação dos pratos elaborados.

A tradicional feira da Santos Andrade completa o ambiente da Vila de Natal. Próximo aos pontos de ônibus há barracas com venda de pastel, crepes e artesanato para decorar ou presentear.

Do outro lado da Praça, perto da Rua XV de Novembro, há food trucks e a unidade móvel da loja Curitiba Sua Linda.

Quem quiser saborear as delícias da Vila de Natal pode utilizar as mesas distribuídas no centro da Praça Santos Andrade.

A Vila de Natal tem também seus personagens, como o mecânico da roda-gigante e o Monstro da Fonte, que interagem com o público.

Presenças

Participaram da inauguração as presidentes do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e a assessora do gabinete do prefeito Cynthia Juraszek Maia Batista.

 

Atrações da Vila de Natal Electrolux

Feira Gastronômica
Segunda a sábado, 10h às 22h
Domingo, das 10h às 21h

Roda-gigante
Quintas e sextas, das 18h às 22h
Sábados, das 12h às 22h
Domingos, das 12h às 20h30

Casa do Papai Noel
Sábados, das 12h às 20h
Domingos, das 14h às 19h
Fotos gratuitas das 15h às 18h

Cozinha Electrolux
Aulas de culinária – receitas natalinas
Sábados, às 11h, 15h, 18h e 20h
Domingos, às 11h, 15h e 18h

Monstro da Fonte
Sextas, sábados e domingos, das 18h às 22h