Saúde vai ampliar cobertura vacinal e reforçar informação

Aumentar a cobertura vacinal em todos os municípios e levar  informação segura e atualizada sobre todas as vacinas disponíveis na rede pública. Estes foram o objetivo do 1º Seminário Estadual de Imunização, promovido pela Secretaria da Saúde do Paraná, com apoio do Ministério da Saúde.

Durante três dias, 1.200 profissionais que atuam nas áreas da Imunização e da Atenção Primária, participaram de palestras e debates que destacaram a importância das vacinas, do calendário vacinal e do Programa Nacional de Imunização (PNI), que coordena e define estratégias da vacinação em todo o país. Representantes dos 399 municípios participaram do evento.

“O Paraná se mobiliza para alcançar a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 95%”, explica a chefe da Divisão de Vigilância do Programa Estadual de Imunizações, Vera Rita da Maia. “Por isso mobilizamos os profissionais que atuam diretamente na área, para que eles auxiliem na conscientização da população sobre a necessidade de estar com o calendário vacinal atualizado”, explicou.

“Temos reafirmado diariamente que a vacina é um ato de amor á vida”, afirma o secretário da saúde do Paraná, Beto Preto. “Acompanhamos neste ano as campanhas nacionais da gripe e agora do sarampo, ressaltando que a vacina é a forma mais eficaz de se proteger contra doenças infecciosas, que podem causar agravamentos e até a morte”, disse ele.

Beto Preto destacou que, além da imunização nas campanhas, as pessoas devem estar atentas a todas as doses previstas na caderneta de vacinação, São vacinas ofertadas pela rede pública e que estão a disposição da população”.

A rede estadual oferece 19 diferentes vacinas, para recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos. A vacina contra a hepatite B é a primeira a ser recebida pelo bebê, já nas primeiras 12 horas de vida. O Paraná tem 1.800 salas de vacinação em funcionamento.

EDUCAÇÃO CONTINUADA 

Na próxima semana a Secretaria da Saúde realiza curso sobre vacinação para os profissionais que atuam nas salas de vacinação da 2ª Regional de Saúde.

“Este é um curso específico, que faz parte da nossa grade de educação continuada, mas que também tem o objetivo de capacitação para atingirmos a cobertura vacinal de 95%”, ressalta a chefe da Divisão do Programa Estadual de Imunizações, Vera Maia.