Pinhais

Se inspire no exemplo da Regina e inscreva-se no Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais

(Foto: Fabio Cristiano)

Até a próxima quarta-feira (15), acontecem as inscrições para o processo seletivo do Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais. Idealizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, a iniciativa não tem custos aos estudantes do município e prepara para os vestibulares da UFPR e das principais faculdades do Brasil, além do ENEM.

Para se inscrever é necessário ser morador de Pinhais e estar cursando o 3º ano do Ensino Médio, o 4º ano do Ensino Técnico ou já ter concluído o Ensino Médio.

O Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais é um projeto que ajudou vários alunos a alcançarem o sonho de serem aprovados e entrar em uma instituições de ensino superior.

Moradora do bairro Maria Antonieta, Regina de Souza Grein, de 38 anos, é um exemplo. No ano passado, resolveu voltar a estudar, após ter concluído o Ensino Médio há 17 anos. Regina soube do cursinho realizado em Pinhais e então decidiu se inscrever, estudou em casa, fez a prova e foi aprovada no processo seletivo. Durante aproximadamente dez meses, participou das aulas, estudou e fez o vestibular em duas instituições de ensino. No Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Pinhais, foi aprovada no curso de Gestão da Tecnologia de Informação. Já na Universidade Federal do Paraná (UFPR), se inscreveu em Terapia Ocupacional e  passou na primeira fase. Agora aguarda o resultado da segunda fase, que será divulgada nesta semana pela universidade.

A estudante conta que as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período da noite, na sede da Secretaria de Educação. Além disso, uma vez por mês teve aula aos sábados pela manhã, aulas de revisões, e ao final de cada apostila foi realizado um simulado. “Eu achei o período de aulas muito bom. Os professores são muito bons e ajudam a gente, dando todo o suporte para os alunos. Tivemos a oportunidade de tirar dúvidas até pelo facebook, whatsApp, por exemplo. Os professores são maravilhosos, mas como também incentivam, eles pegam no pé da gente para estudarmos” disse.

Entre as vantagens, Regina destaca a qualidade das aulas dos professores, a questão de poder estudar na cidade, facilitando o acesso ao local e economizando tempo de deslocamento, e principalmente, a vantagens de não ter custos financeiros. Segundo ela, em 2019, na época das inscrições, acabou pesquisando preços de cursinhos particulares e somando os custos de mensalidade e materiais, em média calculou que teria uma despesa de R$ 900,00 por mês.

Ansiosa pelo resultado da 2ª fase da UFPR, Regina afirma que para ela já foi um grande resultado alcançado, e que o cursinho é uma ferramenta que pode contribuir muito com os objetivos dos estudantes que devem aproveitar a oportunidade, sobretudo os mais jovens. “Este cursinho pré-vestibular de Pinhais é uma ferramenta que dá uma grande oportunidade ao estudante. Várias pessoas da minha turma passaram para a segunda fase da UFPR. Eu por ser uma das mais velhas da sala, sempre conversava com os mais novos, falando para todos não deixarem para estudar quando estiverem mais velhos, porque é mais difícil. Eu, por exemplo, sou casada, tenho dois filhos e tive que arrumar tempo para estudar. Aproveitem enquanto é cedo. Não que será impossível, mas é bem mais difícil, porque já há outras responsabilidades. Não tenha medo, se inscreva, dedique-se, pois vale muito a pena. Vai com garra que você consegue o seu objetivo de passar no vestibular” afirmou.

Serviço

As inscrições para o processo seletivo do Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais são realizadas pelo site da Prefeitura de Pinhais. Mais informações pelo link.