Paraná

Segurança Pública e Paranaguá vão compartilhar informações

Com a assinatura do documento, será permitido que ambos os órgãos, Guarda Municipal de Paranaguá e Secretaria da Segurança Pública, possam compartilhar informações dos sistemas internos de segurança. (Foto: Divulgação/SESP)

A Secretaria de Estado da Segurança Pública assinou nesta quinta-feira (30), em Curitiba, Termo de Cooperação Técnica para o compartilhamento de informações com o município de Paranaguá.

Também foi assinado Termo de Cooperação para que os veículos apreendidos pelas forças de segurança sejam armazenados em pátio do Estado, que será reformado pelo município.

“É muito importante o compartilhamento destas informações com uma região tão essencial para o nosso Estado”, disse o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Com a assinatura do documento, será permitido que ambos os órgãos, Guarda Municipal de Paranaguá e Secretaria da Segurança Pública, possam compartilhar informações dos sistemas internos de segurança. “A Secretaria tem olhado muito para o Litoral e fico satisfeito de poder assinar esse Termo, para que possamos acessar no município o mesmo sistema que as polícias usam no Paraná”, afirmou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Elias Roque.

INTEGRAÇÃO

Oito municípios já firmaram o acordo com a Secretaria para o compartilhamento do banco de dados. São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Pinhais, Campo Largo, Araucária, Sarandi, Arapongas e Londrina. A iniciativa permite que as forças de segurança acessem dados e informações, possibilitando maior celeridade aos processos rotineiros dos órgãos.

A Guarda Municipal de Paranaguá poderá ter acesso a dados do Boletim de Ocorrências Unificado (BOU) e do Business Inteligence (BI), sistema usado para compilação e gerenciamento de dados, por exemplo, além de outras informações que podem ser consultadas.

Em contrapartida, a segurança pública poderá ver a base cartográfica do município, além do acesso a câmeras de segurança e demais informações que possam colaborar com a elaboração de estratégias de operações na região.

PÁTIO DE VEÍCULOS

A iniciativa faz parte de planejamento desenvolvido pela Segurança Pública para gerar maior mobilidade para a população e armazenamento adequado de veículos apreendidos.

“Estes dois acordos que assinamos aqui são muito importantes. É impossível proporcionar segurança pública para a população se não tivermos esta integração entre todas as forças de segurança”, afirmou o secretário da Segurança de Paranaguá, João Carlos Silva.

O secretário Marinho ressaltou que a iniciativa permite também o combate a problemas de saúde pública, como a dengue. “Com essa assinatura poderemos recolher os carros que estão nas ruas e no pátio da delegacia e armazenar em local adequado”, disse. “É importante porque todos ganham, Prefeitura, Secretaria e população. Além disso, estamos contribuindo com a saúde, uma vez que os veículos no local poderiam gerar possíveis focos de dengue”.

No acordo firmado, a Prefeitura do município deverá colocar antipó para evitar acúmulo de poeira ou lama no local, construir um muro no entorno, colocar guia rebaixada para acesso de veículos e portão nos pontos de acesso. “A Prefeitura vai dar toda a estrutura para esse pátio, já que vamos tirar os carros velhos que estão nas vias de acesso ao nosso município, e a Guarda Municipal também poderá utilizar esse local. É um grande ganho para Paranaguá”, acrescentou o prefeito do município.

PRESENÇAS

Estiveram presentes no encontro a comandante da Guarda Municipal, Marcia Garcia; o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria da Segurança, capitão Cláudio Todisco; a chefe de Gabinete da Secretaria, delegada Luciana de Novaes; e o assessor civil da Pasta, delegado Vinícius de Carvalho.