Pinhais

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada em Pinhais

Em alusão à data, a Escola Municipal Elis de Fátima Zem promoveu a 8ª Mostra Cultural da unidade
(Foto: PMP)

 

Em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla a Escola Municipal Elis de Fátima Zem promoveu, na última sexta-feira (23) a 8ª Mostra Cultural da unidade. O evento, realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pinhais (Cenforpe), teve o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida dessas pessoas e mostrar que elas são capazes de serem inseridas na sociedade mesmo com suas dificuldades e limitações.

 

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, parabenizou toda a equipe e em especial a diretora da EM Elis de Fátima Zem, Ana Paula Lourenço Vieira. "Agradeço a diretora Ana Paula e toda a equipe que tanto se empenha neste evento, sabemos a diferença que estes profissionais fazem na vida dos nossos alunos. E esta dedicação se reflete nas belíssimas apresentações que podemos assistir todos os anos", comenta.

 

Segundo a secretária de Educação do município, Andrea Franceschini, é notório o desenvolvimento dos alunos que frequentam a unidade. "A cada ano conseguimos perceber a evolução dos estudantes. E o mais importante é saber que cada um de nós é diferente. Saber respeitar as diferenças acaba nos aproximando ainda mais. Todos nós temos nossos direitos e juntos conseguimos fazer muitas coisas", afirma.

 

De acordo com a gerente da Educação Especial e Inclusão Educacional do município, Louize Mari da Rocha, apesar de ser celebrada há muitas décadas a lei que efetivou a semana é muito recente. "Esta celebração foi reconhecida como semana nacional apenas em 2017. E isso é muito importante, pois conseguimos discutir estas temáticas com a comunidade. Conseguimos conscientizar a todos sobre os direitos das pessoas com deficiência. Este público precisa ser visto, e precisa ser oportunizada a possibilidade de exercer a cidadania", ressalta.

 

Durante o evento, foram realizadas apresentações musicais, de dança, de ginástica artística e homenagens. Por meio também do trabalho dos profissionais que atuam na unidade, o público pode acompanhar exemplos de superação que a cada ano demonstram todo o potencial desses alunos.