Pinhais

Troca Intermunicipal de Experiências da Educação em Tempo Integral é realizada em Pinhais

(Foto: Mariane Correia)

Durante os turnos da manhã e tarde da última segunda-feira (23) a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed) realizou a 5ª edição da Troca Intermunicipal de Experiências da Educação em Tempo Integral. Durante o encontro, foram promovidas palestras e oficinas.

Para a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, a troca de saberes entre os profissionais é um momento de crescimento profissional efetivo. "Como professora sei que muito ainda temos que evoluir em diversas questões na educação. Seja nas condições de trabalho ou na mudança de olhar dos profissionais. A modalidade de ensino em tempo integral tem papel fundamental na formação dos alunos, portanto gostaria de parabenizar a todos pelo trabalho realizado aqui em Pinhais. E esta troca é um modo de formação muito eficiente".

De acordo com a secretária de Educação, Andrea Franceschini, a educação em tempo integral assume um papel determinante na vida dos educandos. "Este é um modelo de formação que eu gosto muito que traz muitas possibilidades, saímos com um monte de ideias. Paramos e repensamos a nossa prática. O maior momento do dia os alunos passam nas nossas unidades que disponibilizam a educação em tempo integral. Por isso devemos tonar este período prazeroso. Para isso devemos parar e pensar o que almejamos para os nossos estudantes".

Para a coordenadora das escolas em tempo integral, Simone Kaminski Ramos, a oportunidade de trocar conhecimentos é enriquecedora. "É um prazer receber a todos em especial os profissionais que atuam na educação integral. Essa troca é muito importante, pois muitos acreditam que a escola em tempo integral é um simples sinônimo de ampliação do tempo de permanência na unidade escolar, mas para quem trabalha diariamente com isso sabe como é. É uma oportunidade que damos aos alunos de vivenciar outras experiências como arte, dança música; enfim as múltiplas aprendizagens".

O evento foi realizado na sede da Secretaria de Educação, localizada no bairro Weissópolis. Entre as Escolas Municipais (EM) de Pinhais estiveram representadas: EM Antônio Andrade; EM 31 de Março; EM Antônio Alceu Zielonka; EM Aroldo de Freitas; EM Cândido Portinari e EM Poty Lazzarotto. Foram convidados os municípios de Curitiba, Colombo, Quatro Barras, Piraquara, São José dos Pinhais, Araucária, Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, Lapa, Rio Negro, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Balsa Nova, Itaperuçu e Tijucas do Sul.