RMC

Vacinação em Colombo recebe apoio de cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal

(Foto: PMC)

Em concordância às medidas adotadas pelo governo do Paraná para acelerar a vacinação em todo o Estado, o Conselho Regional de Odontologia do Paraná, emitiu uma decisão no dia 24 de março, que estabelece o exercício de cirurgiões dentistas e técnicos em saúde bucal para auxiliar e realizar atividades juntamente as Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o período de força tarefa para vacinação contra a Covid-19.

Os profissionais já fazem parte do quadro funcional do município, sendo que os técnicos em saúde bucal realizaram o acolhimento e cadastramento da população que corresponde ao grupo e faixa etária e os cirurgiões realizam a aplicação da vacina.

A medida adotada permite que as salas de odontologia dispostas nas UBS possam ser usadas como mais um espaço para vacinação da população, já que os atendimentos odontológicos estão sendo realizados somente em situações emergenciais neste período de pandemia.

Segundo a diretora do Departamento de Odontologia, Miriam Appel Martins, o trabalho dos profissionais junto às UBS para auxiliar na vacinação tem como objetivo agilizar atendimentos e dividir as atividades com os demais profissionais da área da saúde que estão atuando na aplicação de vacinas.

“Nossos trabalhadores da área de odontologia estarão atuando no acolhimento, cadastramento e aplicação de vacina contra Covid-19, enquanto a campanha de vacinação estiver acontecendo no município de Colombo”.