Escolas, planos de saúde e estacionamentos são campeões de CPF na Nota

Escolas, planos de saúde e estacionamentos foram os serviços que mais emitiram CPF na Nota em 2018. Levantamento da Secretaria Municipal de Finanças mostra que estabelecimentos de ensino regular pré-escolar, fundamental, médio e superior emitiram 4.465.809 de notas com CPF no ano passado. Planos de saúde ficaram em segundo lugar, com 2.829.153, e estacionamentos em terceiro, com 1.236.533 notas emitidas.

A emissão de notas com CPF cresceu devido ao programa Nota Curitibana, lançado em 2018, que incentiva o contribuinte a pedir CPF na Nota, combate a sonegação fiscal, dá descontos no IPTU e ainda distribui prêmios.

Somente no ano passado foram R$ 2,5 milhões distribuídos em prêmios a pessoas físicas e entidades sociais.

Outros destaques na emissão de CPF na Nota em 2018 foram serviços advocatícios (632.033 notas emitidas); instrução, treinamento, orientação pedagógica e educacional, avaliação de conhecimentos de qualquer natureza (580.966); manutenção e conservação de máquinas (525.209); academias de ginástica, dança, esportes, natação, artes marciais e demais atividades físicas (455.638); hospedagens (441.668); cinemas (417.153;) e serviços médicos (348.883).

Cadastro

Até agora 87.251 cidadãos fizeram cadastro no programa Nota Curitibana e são 102.343 empresas emissoras de nota na capital.

Para participar dos sorteios do programa, o contribuinte precisa fazer um cadastro no site do Nota Curitibana (nota.curitiba.pr.gov.br) e informar o CPF na emissão da nota fiscal.

“É possível pedir o CPF na nota em vários estabelecimentos do setor de serviços, como oficinas mecânicas, escolas, cursos educacionais, academias, gráficas, salões de beleza, pet shops e estacionamentos, por exemplo,”, reforça do coordenador do programa, Mario Nakatani Júnior.

Reclamações

Miriam Feuerharmel, diretora do departamento de rendas imobiliárias da Prefeitura, lembra que o contribuinte que encontrar estabalecimentos que dificultem a emissão de nota fiscal deve acionar a central 156.  

“A Central de Atendimento e Informações 156 é o principal canal de comunicação da Prefeitura com o cidadão, portanto as denúncias por não emissão de Nota Fiscal pelos prestadores de serviços deverão ser encaminhadas para esta central.
Além do atendimento on-line, o serviço pode ser acessado pelo telefone 156”, diz Miriam. 

A Central 156 on-line (www.central156.org.br) oferece o atendimento por chat ou através de cadastro. Recebendo login e senha, o cidadão poderá cadastrar sua solicitação diretamente no portal, onde será possível acompanhar e interagir em todas as solicitações realizadas no 156.

“A fiscalização entra em contato com o reclamante solicitando documentos para a comprovação da realização do serviço. Na sequência, entra em contato com o prestador do serviço para que ele regularize a emissão da nota. Se for necessário, vai até o estabelecimento para verificar a situação e toma as demais ações necessárias”, explica Miriam.

Ao pedir o CPF na Nota os cidadãos contribuem com a melhoria da cidade. “Quanto mais notas fiscais emitidas com CPF, mais benefícios para a população, quer com o abatimento no IPTU a pagar, quer com o sorteio de prêmios, quer com mais recursos para investimentos”, completa Miriam.