Curitibinhas participam de jogos do Programa Forças no Esporte
Um grupo de 280 estudantes de seis escolas municipais de Curitiba estão participando do VI Jogos do Programa Forças no Esporte. As disputas começaram na manhã desta segunda-feira (10/12), no 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), no Bacaheri, e seguem até quinta-feira (13). São provas de atletismo, futebol (society e salão), orientação e cabo de guerra.
No total, 488 estudantes participam do evento que reúne integrantes de escolas de Blumenau, Lapa, Castro e Francisco Beltrão. As competições celebram os 15º aniversário do Profesp, que promove a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte.
“É um evento para estimular o desenvolvimento das qualidades físicas e morais, o espirito de corpo das equipes e a camaradagem entre os estudantes”, diz o comandante do 20º BIB, coronel Gerson Rolim da Silva.
Ao longo dos quatro dias os estudantes vão interagir e participar das atividades em clima de confraternização. “A disputa aqui é para ver quem faz mais amigos”, disse o estudante da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, no Cajuru, Pedro Logan Ribeiro Pinto, 11 anos.
O estudante contou que participar do programa o fez desenvolver potencialidades. “Aprendi jiu-jitsu e outras lições para vida, mas o melhor mesmo, foi fazer amigos que agora são como irmãos para mim”, disse Pedro.
Vinícius Henrique de Souza, 12 anos, da mesma escola, conta que participar da competição é uma forma de festejar os bons momentos vivenciados no programa. “São todos muito legais, nos incentivam a ser pessoas melhores e ainda tem a alimentação, que é boa demais”, disse Vinícius.
Para a professora de educação física, Denise Luz, da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, o programa cria um espaço importante para o desenvolvimento integral dos estudantes. “Alinha o esporte às atividades de contraturno que os afasta de espaços de vulnerabilidades e os integra em situações onde aprendem valores e o reconhecimento das suas potencialidades”, disse Denise.
Da Rede Municipal de Ensino de Curitiba participam dos jogos estudantes das escolas municipais Prefeito Omar Sabbag (Cajuru), Eny Caldeira (Bacacheri), Ulysses Silveira Guimarães (Abranches), Julia Amaral di Lenna (Barreirinha), José Wandeley Dias (Barreirinha) e Augusto César Sandino, no Santa Cândida.
Parceria
O Profesp é resultado da parceria entre o Ministério da Defesa, com o apoio do Exército Brasileiro e Aeronáutica, Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Educação.
É voltado a estudantes de 8 a 14 anos, que participam de atividades esportivas e de ações para melhoria da qualidade de vida. São jogos, brincadeiras dirigidas, avaliações de saúde e alimentação, além da promoção de valores. Os participantes também recebem alimentação, orientação de civismo e cidadania e são incentivados com o desenvolvimento de habilidades profissionais.
Os encontros acontecem uma vez por semana, no período de contraturno da escola, nas dependências do Batalhão e do Segundo Centro de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II). “Além de promover o desenvolvimento integral do estudante, as ações do programa têm ajudado revelar novos talentos e incentivar os estudantes conhecerem as carreiras profissionais voltadas à educação física e esportes”, explica a Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Andrea Barletta.
Acompanharam os estudantes a gerente de Projetos Educacionais, Josiane Satto e os técnicos gestores do Profesp na Secretaria Municipal da Educação, Marcia Ortiz e Emerson Micaliski.