Setran faz orientação de trânsito para travessia segura de idosos

Agentes da Escola Pública de Trânsito (EPTran) da Prefeitura fazem nesta semana uma ação educativa com idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Até sábado (4), a ação Travessia Segura será feita em cinco pontos da cidade onde há bastante circulação de idosos.

Em todos os pontos definidos pela ação existem semáforos inteligentes. Idosos acima de 65 anos que possuem o cartão isento do transporte coletivo podem usar o sistema. Ao encostar o cartão no semáforo, o software aumenta o tempo de travessia em até 50%.

Nesta quarta-feira (1), a Travessia Segura foi feita em frente ao Hospital do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho. O tempo do semáforo para pedestres atravessar a Rua Francisco Raitani é de 15 segundos. Ao usar o cartão de isento do transporte, o tempo sobe para 20 segundos.

A aposentada Santina Delfino, 71 anos, não sabia que podia usar o cartão de isento do transporte para aumentar o tempo do semáforo. “É bom porque temos mais segurança, mais tempo para atravessar. Achei bem legal, agora vou usar direto, nem tinha reparado que existe este sistema nos semáforos. A partir de hoje vou ter mais atenção, valeu muito a orientação”, disse Santina, que foi até ao Hospital Zilda Arns fazer um exame de endoscopia.

O agente de trânsito Udelson Bueno explicou que a orientação é sempre feita com pedestres e condutores. “Idosos têm menos reflexos e mobilidade, precisam de um tempo maior para atravessar as ruas", disse Bueno.

Para a aposentada Ivone Paese, 60 anos, a orientação dos agentes de trânsito foi esclarecedora. “O trânsito aqui é muito violento. Se você chegar no sinaleiro e não apertar o botão você fica um tempão esperando para atravessar. Sempre atravesso na faixa de pedestres”, disse Ivone.

Cronograma

As orientações da Travessia Segura são feitas das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h.

Na segunda-feira (30), a ação foi no Terminal Fazendinha, próximo da UPA. Na terça-feira (31), na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho.

Nesta quinta-feira (2), será a vez do Terminal Guadalupe. Na sexta-feira (3), na Unidade de Saúde Santa Felicidade e o encerramento será na Escola Pública de Trânsito, na Fazendinha.

Semáforos inteligentes

A implantação dos semáforos inteligentes partiu de uma iniciativa dos agentes de trânsito, que perceberam as dificuldades dos idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade para atravessarem as ruas. Atualmente, Curitiba conta com 150 módulos leitores de cartões smartcard distribuídos em 39 cruzamentos, onde existe bastante circulação de idosos e pessoas com mobilidade reduzida, como unidades de saúde, hospitais e terminais.

Os equipamentos podem ser utilizados por 163 mil idosos, 13 mil pessoas com deficiência e seis mil aposentados por invalidez que possuem um cartão de isento habilitado da Urbs.