Revitalizada e com ampliação do integral, Escola Municipal Ayrton Senna completa 30 anos
Inaugurada em 9 de dezembro de 1994, na primeira gestão Rafael Greca, a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva completa 30 anos. Para festejar o aniversário da escola e em homenagem ao patrono da unidade, a escola organizou uma série de atividades pedagógicas que mobilizaram professores e estudantes.
Lorenzo Gonçalves Cardoso, do 5º ano do Ensino Fundamental, é fã de automobilismo e do Ayrton e sabe tudo sobre a vida do piloto. Com apenas 11 anos, Lorenzo sabe contar em detalhes o acidente que vitimou Ayrton e como são as curvas do circuito de Ímola (Itália). Senna sofreu o acidente fatal em 1º de maio de 1994, na curva Tamburello, onde na época os carros passavam a cerca de 300 km/hora.
“Ele foi muito corajoso, sabia dos acidentes que ocorriam lá e foi mesmo assim para a corrida, admiro muito”, disse Lorenzo.
A professora de Práticas Artísticas Maria José de Souza Toffoli contou que os estudantes realizaram uma pesquisa sobre as frases atribuídas ao piloto e se empenharam bastante, inclusive pintando cartazes. “A turma foi muito dedicada”, contou.
O estudante William Cruz de Oliveira, do 3º ano do Ensino Fundamental, confessou que gosta mais de carrinhos de rolimã que de automobilismo. “Adoro, é muito legal brincar”, disse o menino.
A diretora Vanessa Rodrigues destacou a importância de os estudantes valorizarem tanto a história da escola como do país. “Ao estudar sobre a personalidade que deu nome à escola, eles aprendem muito, vejo que eles respeitam a história dele e nasceram todos depois da partida do Ayrton”, comentou Vanessa.
Revitalização
No ano passado, para as comemorações dos 330 anos da cidade, a Unidade de Educação integral (UEI) da escola ganhou uma ampla revitalização, realizada pela Prefeitura de Curitiba. A escola atende 730 estudantes, 187 deles matriculados no integral.
As obras começaram após o isolamento gerado pela pandemia da covid-19, em maio de 2022, e foram finalizadas no início de 2023.
No prédio, todos os espaços internos e externos foram reformados, com piso, cobertura, pintura, reforma hidráulica e elétrica, troca de louças, divisórias, azulejos, pisos, vidros e granitos, além de pintura. A Prefeitura de Curitiba investiu R$ 681,8 mil.
Ampliação do atendimento
A rede municipal de ensino curitibana está aumentando a oferta do integral desde 2017. Até o final deste ano, todas as 186 unidades devem ter essa opção, com pelo menos parte das turmas com integral ou atividades nas UEIs próximas.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o número de escolas municipais com oferta da educação integral em tempo ampliado já subiu de 86 para 170. São atendidos cerca de 55 mil crianças e estudantes em período integral, em turmas da educação infantil e do ensino fundamental. Em 2017, eram atendidos 42 mil.
“O aumento da oferta é feito de maneira gradativa, e depende da estrutura das unidades e da demanda da comunidade”, pontuou a secretária.
O integral permite que o estudante permaneça com até nove horas de atividades na escola e garante acesso a atividades pedagógicas como práticas de movimento, ciência e tecnologia, matemática, Língua Portuguesa. A alimentação escolar também é adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade.