Piana apresenta a embaixador da Costa Rica bons resultados na educação e no turismo
O vice-governador Darci Piana recebeu nesta terça-feira (20) no Palácio Iguaçu o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Liziano Ortiz, e o cônsul honorário da Costa Rica em Curitiba, Fábio Alexandre Siebert. Durante o encontro, Piana apresentou aos diplomatas os avanços do Paraná nas áreas do turismo e educação e discutiu a possibilidade de intercâmbio de experiências positivas com o país da América Central.
Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes a 2023 colocam o Paraná no topo da educação do Brasil, com as melhores notas do País desde os primeiros anos do ensino fundamental até o ensino médio. Além disso, os números da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o turismo paranaense cresceu 5% no primeiro semestre de 2024, índice quase quatro vezes superior à média nacional, de 1,2%.
“O Paraná teve uma série de avanços nos últimos anos que podem ser compartilhados e replicados pelo mundo. Um resultado que nos orgulha muito é o desempenho dos nossos alunos, que segue melhorando de acordo com o Ideb. Isso é fruto dos investimentos que foram feitos nas estruturas das escolas e em novos processos de avaliação permanente dos estudantes”, disse Piana.
Em relação ao turismo, o vice-governador destacou os investimentos que incentivam a descentralização da atividade pelo Estado, com a promoção de destinos turísticos de lazer, de negócios, de natureza e gastronômico em várias regiões do Paraná. “Esta é uma atividade em que temos crescido ano após ano, com alguns dos melhores índices do Brasil”, afirmou.
O vice-governador também apresentou ao embaixador costa-riquenho iniciativas de fomento à inovação e desburocratização desenvolvidas no Paraná, como a redução no tempo para abertura de empresas, que caiu de 8 dias para 8 horas nos últimos cinco anos.