Secretaria de Saúde faz testagem em massa na cidade

Com o grande aumento do número de casos de infecção pelo COVID-19 na cidade, a Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou varias ações de testagem estratégicas de pessoas nos bairros mais afetados da cidade, com o objetivo de fazer um levantamento específico destas regiões.

Do dia 27 de Maio até o dia 05 de Junho, foram 7 locais testados, Parque da Fonte (Afonso Pena), Borda do Campo, Guatupê, Colônia Rio Grande, Cidade Jardim, Jardim Fabíola e Contenda. Foram realizados mais de mil testes, 19 positivados e dentre estes a maioria pessoas assintomáticas. Segundo Débora Chemin, Secretária de Municipal de Saúde: “A ação cumpriu seu papel, fazendo de forma aleatória os testes em pessoas escolhidas por trabalharem em locais de atendimento ao público e de grande movimento”.

Os números podem parecer pequenos perto da dimensão da população de São José dos Pinhais, mas é de extrema importância controlar cada caso que a secretaria tenha conhecimento, e por não existir testes suficientes para toda a população, os critérios utilizados são estabelecidos pelos fabricantes dos testes e de extrema importância para poder ter o real resultado do procedimento.

“Ser criterioso neste momento, pode ajudar a salvar vidas, pois devemos ser cientes de que não existem testes para todos, nenhuma cidade no mundo conseguiu testar toda a sua população, por isso devemos ser conscientes em cada ato, desde um simples churrasco em família até uma rotineira compra em supermercado, essas ações podem se tornar um meio de contaminação de toda a nossa família, não sabemos se a pessoa ao nosso lado está contaminada ou não. Devemos ser cuidadosos em cada passo que damos no nosso dia a dia”, afirma João Veroni, Diretor da Secretaria de Saúde e Coordenador das ações de testagem.

Para Odevair Mathias, Diretor do Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde, as ações estão nos ajudando a entender como o vírus está circulando na cidade, qual é a porta de entrada. “Mesmo com tanta informação, cada lugar tem sua particularidade na proliferação do vírus, por isso é necessário e de extrema importância respeitar as medidas de distanciamento, redobrar nossos cuidados com higiene e utilizar as mascara, para ajudar a evitar qualquer meio de contaminação, são atos simples que ajudam a salvar vidas”.